FAVORÁVEL

 


Continua acirrada a briga pelo fornecimento da merenda escolar, em Blumenau. A empresa Risotolândia, que era fornecedora e teve o contrato rompido unilateralmente pela Prefeitura, que nomeou outra empresa em caráter emergencial. A Justiça negou o pedido feito pela empresa afastada de retornar à prestação do serviço de fornecimento da merenda nas escolas municipais. A administração municipal afirma que está buscando alternativas para garantir a alimentação escolar dos alunos. A Risotolândia esperneia e quer voltar imediatamente ao antigo serviço argumentando que várias unidades estão tendo problemas com a alimentação escolar após a contratação emergencial de uma nova empresa. O poder judiciário decidiu que não há ilegalidade na rescisão do contrato com a Risotolândia. Como a decisão é preliminar, a empresa segue confiante de que no final do julgamento a sentença lhe será favorável.


CONSTRUÇÃO


Participei do ato de inauguração, em Pomerode, da filial Netsch, uma multinacional alemã. O então governador Luiz Henrque da Silveira, com sua presença, prestigiou o ato inaugural e fez uso da palavra para enaltecer e agradecer o investimento. A Netsch projeta expansão milionária em Santa Catarina. Um ano após aportar 100 milhões de reais para a nova fábrica de bombas industriais na cidade tem plano de construir um novo galpão para ampliar a unidade de equipamentos de moagem em Pomerode. Serão mais 28 milhões de reais aplicados na construção.


CANDIDATOS


Tive também a oportunidade de ir uma vez à Festa da Maçã, em São Joaquim. Faz muito tempo porque coincidiu com a presença do então presidente João Batista Figueiredo. A festa anual comemora a safra da maior produtora de maçãs brasileira. Este ano, contudo, deixará de ser realizada. Os organizadores afirmaram que é para promover uma reformulação. A Festa da Maçã deixará de acontecer no mês de Setembro. A partir de 2026 passará a ocorrer em Maio, quando acontece a colheita. Na minha opinião, a nova data vai beneficiar a campanha dos candidatos.


VIU?


Algumas duplas brasileiras têm faturado milhões correndo pelo Brasil a fora. Mas nem uma com tamanha repercussão como os Irmãos Batista. Joesley e Wesley ganharam notoriedade, com sua empresa JBS, quando admitiram propinas bilionárias nas investigações da Operação Lava Jato. A dupla de Goiás ressurge numa nova investigação da PF. Agora contra corrupção envolvendo ?sentenças do Tribunal Federal da 1a Região. A companhia dos Irmãos Batista é suspeita de ter pago 15 milhões de reais para advogado de grupo suspeito de um suposto esquema de venda de decisões judiciais liderado pelo lobista Andreson de Oliveira Gonçalves. Dados do COAF entregues à PF registram repasses milionários da JBS para a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues, esposa do lobista preso em Novembro de 2024. Mirian, por seu turno, fez pagamentos para o escritório de outra advogada, Aline Gonçalves de Souza, que é mulher do desembargador do TRF-1, César Jatahy. Todos explicam que se trata de traba’lhos advocatícios e que nenhum dos processos de autoria de Mirian, tramitando no TRF-1 está sob relatoria do desembargador César Jatahy. Faço minhas as palavras de Mchel Temer: “Tem que manter isso, viu​?”.


MUNICÍPIO


Eu nunca havia escutado o nome da cidade goiana chamada Aporé. Acabo de descobrir que ela, que só tem 4.200 habitantes, é a segunda cidade mais rica do Brasil. O levantamento feito com base no Imposto de Renda de Pessoas Físicas apontou que a renda média, por habitantes, de Aporé é de 8.109 reais. Mais impressionante é que, considerando só os declarantes, a renda média dos moradores é de 66.125 reais, o que coloca a cidade no topo do “ranking” da prosperidade econômica do país. O segredo da riqueza de Aporé está no agronegócio, principalmente no cultivo da soja, milho e arroz e na pecuária leiteira. Mas também abriga frigoríficos e fábricas de cerâmica e está investindo no turismo rural e ecológico. Principal atração a Ilha do Pescador, que atraí amantes da natureza e da pesca esportiva. Um evento que movimenta a economia local é a Festa de Santo Agostinho, com as celebrações religiosas e culturais. A história de Aporé começou com o gesto generoso da doação de terras feita por João Nunes, o fundador da cidade. Ela era distrito de Jataí até que obteve, em 14 de Novembro de 1958, a sua independência administrativa e foi elevada à categoria de município.


COMPETENTE


Nos bastidores da república é anunciada a saída de Nísia Trindade do ministério da saúde. Mas, ela continuará desempenhando o seu papel até 6 de Março. Foi para São Paulo comemorar os 45 anos do PT, ao lado do presidente, está por trás da decisão de gratuidade para 41 medicamentos mais receitados e, juntamente com o Lula, anunciou a primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue e as parcerias para assegurar acesso a insulinas, vacina nacional contra a gripe aviária e vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório. Contra a dengue, em 2026 serão disponibilizadas 60 milhões de doses anuais. Ela caiu, mas caiu de pé e ovacionada pelos subordinados.. Na política prevalece quem tem votos e não quem é competente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO