CLIMÁTICAS

 

Estando em Curitiba, improvisei o trabalho no Blog e acabei incluindo um tópico que julguei mais importante na cabeça da publicação que apresentou então a reprise do que havia postado no dia anterior. Peço desculpas aos leitores e seguem os tópicos que ficaram de fora.


INESPERADA


Mencionei no Blog que o mundo é feito de coincidências. E elas continuam acontecendo aqui. Minha filha veio para negociar com uma mulher e, quando esta chegou ao nosso apartamento, descobrimos que a família mora em Blumenau. Contou que o pai é muito falante e pedi para ver se ele topa contar sua história no Mesa de Bar. Ela ligou e ficou sabendo que ele, há poucos dias, falou comigo na farmácia, porque me reconheceu da televisão. Mora na Velha, perto do Vasto Verde. Depois veio um pintor para fazer orçamento e ficamos sabendo que a família é de Blumenau, mora no Garcia, ele trabalhou 12 anos na Teka e há 20 anos reside em Curitiba. Outra coincidência inesperada.


INFÂNCIA


O centro de Curitiba foi construído na época da “Belle Epoque”, imitando a arquitetura de Paris. As calçadas foram feitas com “Petit Pavé” por um verdadeiro grande artista chamado Poti. Com pedras pretas e brancas criou figuras maravilhosas. O tempo passou e não sei se é possível fazer a manutenção, se sofreram a ação do tempo ou das mudanças climáticas. A verdade é que está tudo irregular e a gente caminha como se estivesse bêbado, cuidando para não cair. As calçadas da Praça Osório, Avenida Luiz Xavier, que se chamava João Pessoa, e da Rua XV eram bem melhores na minha infância.


UNIDADE


Li que a chuva foi feia em Blumenau, que caiu um árvore na Rua Itajaí, perto do Complexo Esportivo do SESI, bloqueando o trânsito, e que desabou uma casa no bairro da Velha. Em Curitiba tivemos apenas uma chuva engana bobo. Pouco nos molhamos ao aproveitarmos as marquises dos edifícios e fuçarmos as ofertas do comércio. Na loja Torra tinha até calças jeans para homens por 48 reais. Estão tão baratas que chego a pensar em produtos que foram subtraídos de caminhões de cargas. Na Americanas aproveitamos para comprar o chocolater Amor Carioca, que a Neugebauer acertou no produto e na embalagem. Compramos também os excelentes biscoitos Trakinas. 3 pacotinhos com 10 biscoitos, cada, muito baratos. Apenas 3,49 a unidade.


FRITO


Meu irmão, viúvo pela segunda vez, veio para almoçar conosco. A filha é professora e não pôde vir nos ver e os dois filhos estão um em Maringá e outro em Portugal. Decidimo comer comida árabe, no restaurante Kibe da Boca, na galeria do Edifício Tijucas. A comida é tão boa que ele começou com um pequeno espaço, depois alugou outro no outro lado e agora um terceiro um pouco mais adiante. Sinal de que vai de vento em popa. Hoje é dia de “sfiha” “babaganush”, quibe crú e quibe frito.


ESCAPA


O presidente Trump classificou 8 cartéis da América Latina como organizações terroristas estrangeiras. O Departamento de Estado elencou 8 cartéis, criados no México, Venezuela, El Salvador e também em cidades norte-americanas. O decreto presidencial com certeza vai provocar impacto no México e nos EUA porque vai forçar as empresas americanas a não fazerem negócios para evitar sanções. As organizações criminosas são ameaça à segurança nacional e Trump acredita que com a medida garante a sua “liminação total”. A lista ainda não foi oficialmente publicada e poderá ser ampliada. Será que o Brasil escapa?


UNIDOS


O criador da criptomoeda $Libra disse que pagou suborno para Karina, a irmã do presidente Javier Milei, na busca por investidores. O esquema causador de preuízo para milhares de investidores está sendo usado contra o chefe do governo argentino, que foi incluído na investigação em seu país e que faz parte das denúncias nos Estados Unidos.


Agora os tópicos deste sábado.


Sexta-feira foi o dia da volta a Blumenau. Paramos no meio do caminho para almoçar, pois já passava das duas horas. Resolvemos comer carne e acertamos na escolha da churrascaria, cujo nome não anotei. 49,90 reais o custo do espeto corrido com bufê livre de saladas. Rejeitei coração de frango, carne de galinha, de porco e até de carneiro. Mas me empapucei com picanha, picanha nobre, bife de angus, alcatra, maminha e pão de alho. Lucro deles na bebida. 9 reais a garrafinha de Coca-Cola. Mas saímos satisfeitos, inclusive com o atendimento. Descemos a serra esperando encontrar mais 5 graus de calor, como sempre aconteceu. Pela primeira vez em nossa vida o termômetro estava marcando menos 3 graus. 30 em Curitiba e 27 na serra abaixo. Por certo uma nova consequência das mudanças climáticas.



DIÁRIA


Neste sábado pulamos mais cedo da cama. Minha mulher queria ver o programa sobre a Koerich, fundada em 1955 por seu tio Raulino Koerich, que era casado com Zita Althoff, irmã do seu pai. Café da manhã com Antônio (90), Sérgio (60) e Eduardo (34). Três gerações de uma família muito unida, que almoça junta todas as quintas-feiras e que jamais esquece de tradicionalmente fazer unida as suas orações, com os dois bisnetos no colo do Toninho, que elogiou a matriarca Oni, pelo papel de suporte emotivo. Movidos pela fé e pelo amor à empresa zelam pelo futuro da organização que em 2024 tinha 127 lojas em 65 cidades catarinenses. Apreciamos o programa feito num café da manhã, no Centro de Distribuição, que teve música de violão e canto, na abertura com Sérgio, diretor administrativo, e no encerramento com Eduardo, diretor comercial. Orgulhoso, o presidente da empresa não cantou. Ficou nas explanações e contou que almoça todos os dias na empresa e que tem um quarto no local para a cochilada diária.


FAMÍLIA


A Balaroti chamou a atenção em Blumenau quando montou a sua grande loja de materiais elétricos, de construção e acabamento na Rua 7 de Setembro. A empresa paranaense voltou a investir na Capital da Cerveja. Construiu na Rua 2 de Setembro, na Itoupava Norte, um prédio com uma área total de mais de 2.500 metros, dividindo a área em dois ambientes. Num oferece aos consumidores mix completo de produtos desde os materiais básicos até itens hidráulicos, elétricos, de iluminação, ferramentas, revestimentos e variedade de mobiliários e objetos decorativos. No outro, denominado Kinta Acabamentos, traz opções exclusivas, focadas em acabamentos de alto padrão. Na inauguração ofereceu um café “gourmet” e atividades interativas de entretenimento para toda a família.


SENTENÇA


Em São Paulo o TRE decidiu pela inelegibilidade por 8 anos de mais um político da direita. Pablo Marçal, que foi elemento surpresa na eleição para prefeito da capital paulista. Foi a decisão do juiz Antônio Maria Patiño Zorz na ação movida pelo PSB, Guilherme Boulos e Coligação Amor por São Paulo. Objeto da acusação o vídeo em que Marçal prometia apoio eleitoral a candidatos a vereador em troca de doação para sua campanha, através de Pix de 5.000 reais. O advogado de Pablo Marçal já comunicou que vai recorrer da sentença. 

 

ESPÚRIA

 

Em Brasília o Lula acabou decidindo pela demissão da ministra Nísia Trindade, que não é política e tinha na mão o ministério com os maiores recursos orçamentários. Para o lugar dela Alenxadre Padilha, que é médico, já foi ministro da saúde e mais afeito à propaganda. A mudança ainda abre a vaga para aproveitar mais alguém do Centrão. Na política quando a equipe não tem um bom ataque precisa aproveitar o bom resultado de uma negociação benéfica mesmo que espúria.  


 FOGO


Em Israel um sequestrado libertado esperava pela devolução dos corpos de sua mulher e dos dois filhos menores. Com verdadeira festa do cruel Hamas, foram entregues, à Cruz Vermelha, três caixões pretos. No exame cadavérico foi constatado que o corpo da mulher entregue era de uma palestina. Só restou ao grupo terrorista pedir desculpas pelo seu ato que colocou em risco o acordo de cessar fogo.


CANCELADOS


Enquanto a BYD continua realizando o seu sonho de conquistar o mercado automobilístico brasileiro, outra marca chinesa não conseguiu sequer um voo de galinha com seus “carros elétricos inteligentes” em nosso país. A SERES, fundada nos EUA em 2016, em um ano de atividade aqui conseguiu vender apenas 8 veículos e bateu em retirada. Fechou em São Paulo as suas duas concessionárias, desativou o seu “site”, não atualiza mais seus perfis no Instagram e no Linkedin e o telefone não recebe mais ligações. Os registros de CNPJ da Seres Brasil Ltda. também foram formalmente cancelados.


BARATA


Neste sábados, 19 horas, tem decisão da Taça Guanabara, primeira etapa do Campeonato Carioca. Jogo do Flamengo contra o Maricá e 8 torcidas organizadas do Mengão coclamaram os torcedores a boicotar a partida por causa do elevado custo dos ingressos, que vão de 60 reais para sócios até 450 reais, conforme a localização no estádio. Acho que as organizadas estão com total razão. Afinal o Maricá não é um Real Madri, nem uma das grandes equipes brasileiras e dificilmente vai surpreender. Assim o Maraca não vai encher os cofres da federação e dos clubes. Tomara que a grande maioria fique mesmo em casa acompanhando a decisão pelo rádio ou televisão e tomando uma cervejinha mais barata.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO