AFRICANO
No domingo nossa filha nos convidou para almoço no restaurante Norden, que não conhecíamos. Comida para matar a saudade da Alemanha. Até que enfim Blumenau tem um local de gastronomia puramente germânica, com chope da casa, ambiente e música que transportam a gente para a Europa. No belo casarão que pertenceu a Karl Rischbieter, em meio ao verde exuberante do Brasil, vimos os músicos se deslocando pelas diversas salas de alimentação e comemos “Curry wurst”, como em Berlim, e “Wiener Schnitzel”, como em Viena, e tomei meio lito de “Mass Bier”, como em Munique. Graças a Deus, que como não estávamos na Alemanha, tinha um poderoso aparelho de ar condicionado, porque o dia estava de um calor africano.
NAZARÉ
O Lula continua com suas diatribes. Disse que não vai maquiar Belém para a Cop30. “Nós temos pobres, mas temos orgulho”, afirmou. Depois, caso faltem acomodações adequadas aconselhou os visitantes para que se adaptem: “Se não tiver hotel 5 estrelas, durma num de quatro. Se não tiver de 4, durma num de 3. Se não tiver de três, durma sob a estrela do céu”. Asseverou que não vai tirar os pobres da rua. “Os visitantes estrangeiros devem ver a realidade da capital paraense como ela é”. Será que vão colocar placas, como aqui em Blumenau, pedindo para não se dar esmolas? A rapaziada também terá liberdade para tomar o celular dos turistas? Que nos proteja Nossa Senhora de Nazaré.
CATÁSTROFES
Aconteceu em Brasília o encontro de membros do governo federal com autoridades municipais brasileiras. Foi o maior evento já realizado desta natureza. Mais de quatro mil municípios estiveram representados. Só na reunião com a ministra do meio ambiente, Marina Silva, foram mais de mil pessoas presentes. Tudo porque as mudanças climáticas, com chuva em excesso e seca prolongada estão castigando os moradores dos municípios e os prefeitos precisam fazer alguma coisa para atenuar a situação. Tomara que não faltem mesmo recursos, como prometido no discurso, e que medidas inteligentes sejam adotadas para frear o avanço das iminentes catástrofes.
NECESSÁRIO
O Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde sexta-feira, para tratamento de uma bronquite que dificultava sua respiração. A notícia era de que estava tudo sob controle. Na manhã desta segunda-fera, entretanto, foi divulgado um boletim médico informando que se trata de uma infecção polimicrobiana. O Vaticano publicou a informação de que a situação clínica é “complexa”. O Pontífice está com 88 anos e, segundo a Santa Sé, o tratamento foi alterado depois do novo diagnóstico e não há previsão de alta. O Papa Francisco permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário.
CASUÍSTICA
O PL apresentou projeto para o afrouxamento da Lei da Ficha Limpa, que Milei quer introduzir na Argentina para o combate à corrupção. O objetivo aqui era facilitar a vida de Jair Bolsonaro e dos envolvidos no quebra-quebra de 8 de Janeiro de 2023. Entretanto, após as críticas sobre a intenção de redução da pena para os enquadrados, porque beneficia os corruptos, o partido estuda mudança no seu projeto. É o eterno problema da legislação casuística.
RODOVIÁRIO
Morreu em São Paulo o ator Carlos Miranda, que este ano iria completar 92 anos de idade. Ele protagonizou a tentativa de se criar um super-herói genuinamente brasileiro, na primeira série feita aqui para a televisão em 1961. Foi o Vigilante Rodoviário que, na companhia do seu fiel cão Lobo e usando sua moto Harley-Davidson ou seu Simca Chambord, enfrentava os problemas de segurança nas estradas. Na vida real também foi policial e chegou à patente de tenente-coronel. Muitos leitores irão se lembrar do simpático patrulheiro rodoviário.
ESPETACULAR
O domingo foi bom para o esporte brasileiro. Além do sucesso de João Fonseca trazendo o troféu do tênis da Argentina, Neymar jogou bem, fez um gol cobrando o pênalti que ele mesmo sofreu e, caído, deu o passe para o terceiro gol do Santos na vitória de 3 a 1 contra o Água Santa. Da mesma forma, Ítalo Ferreira, campeão olímpico quando a modalidade foi inserida na Olimpíada, tornou-se o Campeão de Surf de Abu Dhabi. É preciso dizer que a competição foi disputada numa grande piscina com enormes ondas artificiais, com performance espetacular. A seleção brasileira Sub-20 ganhou o Campeonato Sul-Americano na Venezuela, apesar de ter iniciado a jornada levando uma surra da Argentina de 6 a 0. Terminamos com 13 pontos e a Argentina com 10, porque perdeu de 3 a 2 do Paraguai.
Comentários
Postar um comentário