VERDADEIRO
Através de uma mensagem que recebi do Reginaldo Ferreira, que é pastor e trabalha no Mato Grosso do Sul, tomei conhecimento de um intelectual alemão chamado Dietrich Bonhoeffer. Como se opôs ao nazismo foi trancafiado. Na prisão refletiu sobre como compatriotas alemães estavam apoiando tão fervorosamente Hitler e suas políticas irracionais e criminosas. Afinal o povo alemão era um dos mais cultos e avançados da Europa, em termos científicos, tecnológicos e culturais. Descobriu que os alemães foram vítimas da “estupidez coletiva”. Escreveu que a estupidez não tem uma causa psicológica, mas sociológica e é contagiosa: uma pessoa precisa da estupidez de outra. É como o feitiço das palavras de ordem se apodera das pessoas. Pessoas muito inteligentes de repente se comportam estupidamente. Uma recaída na personalidade que nada tem a ver com suas capacidades mentais. Quando estão passando por período de estupidez, nunca acreditarão nos argumentos contra a sua estupidez. Irão ignorá-los. São impermeáveis às advertências sobre as consequências catastróficas que a sua estupidez pode ocasionar a elas mesmas e aos outros estúpidos. Sentem-se orgulhosas de si mesmo e da sua estupidez.
É perigoso tentar persuadir um estúpido com razões, pois ele se sentirá agredido, irritar-se-á e tentará atacar. Há momentos na vida das sociedades em que, contra a estupidez, não há defesa. Daí nascem as ditaduras, assim como o declínio dos países. Têxto anônimo, mas muito atual e mais do que verdadeiro.
POPULACIONAL
Muito nos orgulhamos da riqueza do Estado de Santa Catarina. Não podemos, contudo, esconder algumas mazelas. Assim, de 2016 a 2023, a população de rua cadastrada em nosso estado cresceu cerca de 4 vezes. Aumentou de 1.774 para 8.824. A partir dos dados, o Tribunal de Constas realizou uma auditoria operacional para avaliar as políticas públicas estaduais e municipais que atendem a essa população. Como temos 1 de cada 862 habitantes em tal situação, o TCE concluiu que há necessidade de políticas públicas mais efetivas para enfrentar a questão. Foram examinadas e avaliadas as estatísticas de Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages, Palhoça, São José e Tubarão porque a soma dos 13 municípios representa 75% do total dos moradores de rua. De fato é preciso que se faça algo para a inclusão social desse grupo populacional.
TEMA
Do IBGE sempre ouvi o resultado de pesquisas domiciliares e levantamentos estatísticos, bem como o anúncio de busca por recenseadores. Agora ouço que está havendo uma crise no órgão. Mais dois diretores pediram exoneração, chegando a quatro que deixam o cargo em protesto contra o presidente da instituição, Márcio Pochman. A crise se prolonga e 134 funcionários publicaram carta aberta reclamando que o presidente quer criar a Fundação IBGE+, que batizaram de IBGE Paralelo. Os servidores alegam que a nova entidade é para produzir pesquisas e conteúdos para a iniciativa privada. Acusado de turbulento, Pochman divulgou nota defendendo a criação da Fundação IBGE+ e afirmou que o sindicato dos funcionários promove desinformação sobre o tema.
GRANDEZA
Pela sua população, São Paulo é a maior cidade do Brasil e da América Latina, a segunda maior italiana, a maior japonesa fora do Japão. Tem gente e restaurantes de todas nacionalidades. Por serem brasileiros não são contados os que migraram para a aniversariante deste sábado. Mas, deve ser a maior metrópole de cada um dos estados brasileiros. Gaúchos, catarinenses, baianos, pernambucanos, cearenses, paraibanos, paraenses e das demais unidades da federação vivem e trabalham em São Paulo contribuindo para a sua grandeza.
ANÁLISE
Outro dia eu estava comentando com minha mulher que os navios de cruzeiros carregam número de passageiros e tripulantes maior do que a população de muitos municípios brasileiros. Vejo a notícia de que no Grandiosa, da MSC, aconteceu um surto de diarreia provocado pelo norovirus. Dá para imaginar a correria entre os mais de 10 andares e longos corredores. Segundo a ANVISA, foram registrados 127 casos de infecção entre os 6.293 passageiros e os 1.700 tripulantes. O norovirus é um agente infeccioso com alta taxa de contágio, transmitido sobretudo pelo contato humano ou com superfícies contaminadas. Ele está em Santos investigando a bordo com testes de amostras coletadas de cinco infectados e retirando amostras de alimentos e água para análise.
SAÚDE
O problema do Acordo de Paris criado com a retirada dos EUA ordenada pelo presidente Trump já está solucionado. O bilionário norte-americano, Michael Boomberg, que na primeira passagem do republicano pela Casa Branca já havia financiado o órgão climático da ONU anunciou que vai assumir os 22% do orçamento que era responsabilidade de Washington. Vamos ver se aparece outro endinheirado norte-americano para assumir a falta dos 500 milhões de dólares que eram entregues pelos EUA para a Organização Mundial da Saúde.
MERECIDAMENTE
A Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou ao seu final na comemoração dos 471 anos da capital paulista e na reabertura do Pacaembu. Dois grandes clubes paulistanos em campo, Corinthians e São Paulo. No estádio apenas a torcida do São Paulo, que compareceu em massa. O Corinthians que já ganhou a Copinha 11 vezes e o São Paulo 4. No primeiro tempo os corintianos abriram 2 a 0 no marcador e o são paulinos diminuíram nos descontos. Na segunda etapa voltaram melhor, empataram e viraram o resultado para 3 a 2. Não deu para o Timão. A Copa São Paulo é do São Paulo. Pelo desenrolar da partida merecidamente.
Comentários
Postar um comentário