PLUVIAL

 


Os temporais continuam nos rondando e causando estragos onde caem. Florianópolis tem sido bastante castigada e outras cidades do sul, norte e litoral também vem sofrendo grandes prejuízos. Na noite de quinta-feira foi a vez de Blumenau receber uma bomba d’água. O aguaceiro se concentrou na área da FURB e alagou a Rua Antônio da Veiga. Atingidos reclamam que os bueiros estavam entupidos. Estes entopem porque a população se livra dos dejetos lançando-os na rua e estes são carregados pelo vento e pela água para as bocas de lobo e a canalização pluvial.


GESTOR


A Secretaria de Gestão Governamental identificou que Blumenau terá um déficit orçamentário de 372 milhões de reais em 2025. O prefeito Egídio Ferrari tratou de lançar um pacote de corte de gastos. Em decreto estabeleceu normas para a redução das despesas e criou um Comitê Gestor do Governo. Este comitê é composto pela Chefia de Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral do Município, Secretarias de Gestão Governamental, Administração, Fazenda e SAMAE. Os secretários municipais foram designados como responsáveis e serão cobrados pelo Comitê Gestor.


CINTO


O plano prevê: Negociação da dívida com credores;

Renegociação das condições de preços nos contratos firmados; Redução de aditivos em contratos, convênios, ajustes e acordos administrativos que representem aumento no valor; Reavaliação das licitações em curso que ainda não tenham sido homologadas, bem como aquelas ainda a serem instauradas; Análise de novos convênios e outros instrumentos semelhantes que impliquem em novas despesas; Análise e revisão de gastos com pessoal, sobretudo horas extras, extensões de jornada de trabalho e preenchimento de cargos; Reavaliação de espaços físicos locados, visando à redução de despesas; Identificação e busca por novas fontes de receita; análise de gastos com material de consumo, expediente, informática, manutenção e conservação, telefone, energia elétrica, água, impressões e cópias; e Análise dos gastos com a utilização de veículos oficiais, combustível, diárias e passagens aéreas. O prefeito-delegado mandou apertar o cinto.


DIAS


O governo federal acertou com os bancos o lançamento do Crédito Consignado para os Trabalhadores do Setor Privado. A Federação dos Bancos anunciou que haverá a livre concorrência, baixando os juros para os consignados, e que os empréstimos que hoje alcançam 40 bilhões de reais irão triplicar chegando a 120 bilhões. Com o empréstimo consignado de juros mais baixos, o trabalhador poderá comer picanha, quiçá uma vez por mês. Lula vai editar medida provisória autorizando as operações, nos próximos dias.


EXISTE


O Comitê Olímpico Brasileiro aprovou a candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para realizarem os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos de 2031. São Paulo desistiu em favor das duas cidades ligadas pela ponte de quase 14 quilômetros de comprimento. A única concorrente até aqui é a capital paraguaia, Assunção. A vantagem que levamos é que a infraestrutura está quase toda pronta, dispomos do mar e da Baia da Guanabara para esportes aquáticos e a natureza mais bela que existe.


ORELHA


Caroline Kennedy, filha de John F. Kennedy e embaixadora, fez um apelo aos senadores dos Estados Unidos. Solicitou que recusem a nomeação de Robert Kennedy Jr. para o cargo de Secretário da Saúde. Declarou que o familiar é antivacinas, oportunista e viciou membros da família em drogas. Uma acusação feita pela própria prima é para deixar todo mundo com a pulga atrás da orelha.


FEVEREIRO


O presidente Trump está disposto a enxugar a máquina. Está dando oportunidade para que os descontentes dos dois milhões de servidores públicos, busquem a demissão voluntária, mediante o incentivo financeiro de recebimento de 8 meses de salário, sem trabalhar. Militares, ocupantes de cargos políticos e funcionários das áreas da imigração, segurança e serviço postal não estão incluídos. A medida faz parte do seu plano de reforma administrativa, que prevê que de 5% a 10% do funcionalismo farão uso da oferta. Eles tem prazo para decidir até o dia 6 de Fevereiro.


PARABÉNS


O times de voleibol masculino de Blumenau e Joinville chegaram às quartas de final da Copa do Brasil e tinham partidas eliminatórias em Minas Gerais. Joinville contra o todo poderoso Cruzeiro e Blumenau tendo pela frente o Minas, outro gigante da modalidade. Os joinvillenses surpreenderam e eliminaram o favorito por 3 “sets” a 2. Os blumenauenses conseguiram vencer o quarto “set” por 32 a 30 levando a partida para o quinto “set”. Saíram na frente e foram até 9 a 7. Mas aí prevaleceu a maior categoria e experiência dos mineiros e por 15 a 13 a nossa APAN foi mandada de volta para casa. Perdemos o direito de ir para São José disputar uma semifinal e quiçá a final do torneio. Mas, pelo desempenho, o treinador André Donegá e seus pupilos estão de parabéns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO