CICLOMOTORES
Bicicletas, patinetes e motocas elétricas viraram uma grande febre. São uma mão na roda barata para o transporte e se livrar dos engarrafamentos. O problema é que estão sendo usadas com a velocidade máxima que podem desenvolver. O resultado foi o atropelamento da Prefeita de Balneário Camboriú, por uma patinete, e da morte de um pedestre em Itapema, por moto elétrica em alta velocidade. Por causa da verdadeira “invasão”, a legislação nacional de trânsito precisa, urgentemente, regulamentar o trânsito com ciclomotores.
TERRIVEL
Na noite da quinta-feira, dia 17, um avião que procedia de São Paulo e ia pousar em Florianópolis deu o maior susto nos passageiros. A capital catarinense estava sofrendo um verdadeiro vendaval e alerta vermelho. A aeronave ficou impossibilitada de pousar, depois de todos os procedimentos de aproximação e preparação para tocar o solo. O piloto se viu forçado a arremeter bruscamente e retornar ao aeroporto de Congonhas. Um passageiro resumiu tudo numa frase: “Foi terrivel!”.
MAR
Avião da Azul que decolou de Viracopos, em Campinas, com destino a Paris, voltou ao aeroporto paulista cinco horas depois da decolagem. O Airbus já havia saído quase uma hora depois do horário programado. Estava na altura de Recife quando os pilotos decidiram regressar. O voo seguia em condições normais e quando estava sobre o Oceano Atlântico houve a manobra de 180 graus. O fato também aconteceu na quinta-feira e a Azul comunicou que foi por problema técnico. Não entendo bulufas de aviação. Mas não seria melhor que tivesse aterrissado no aeroporto da capital pernambucana? Erá que o piloto tinha esquecido o passaporte em casa? Em todo caso, melhor voltar do que cair no mar.
VIRTUAL
As crianças que estão nascendo vão fazer parte de uma geração que terá comportamento totalmente diferente das até aqui conhecidas. Tudo por causa da Inteligência Artificial. Esta que surgiu nos despertando preocupação e até medo será vista como algo completamente normal, assim como vimos surgirem avanços como a televisão a cores com transmissões internacionais graças aos satélites artificiais. Mas não há dúvida que caberá aos pais o difícil trabalho de mantê-las no mundo da realidade, pois serão fascinadas pelo isolamento virtual.
CONCORRER
Grande parte dos projetos políticos tem objetivo puramente casuístico. Foi assim que no período do regime militar reduziu-se a idade mínima exigida para ser governador, para possibilitar que Jorge Bornhausen assumisse o cargo em Santa Catarina. Agora, como para ser senador são exigidos pelo menos 35 anos de vida, o deputado federal Eros Biondini (PL-MG) apresentou projeto que tenta reduzir a elegibilidade desse cargo para 30 anos. Como ele é aliado de Nikolas Ferreira, é evidente que quer privilegiar o colega na Câmara Federal. Nikolas Ferreira está com 28 anos e aí, na próxima eleição, poderá concorrer.
CARACAS
O ex-líder venezuelano Juan Guaidó fez um crítica contundente ao presidente Lula. Declarou que “Lula tem que deixar de falar e começar a fazer algo sobre Venezuela”. Segundo ele o presidente brasileiro está sendo “muito esquivo” ao se posicionar sobre Nicolás Maduro. A crítica foi feita para a Folha de São Paulo, durante o Hispanic Ball, nos Estados Unidos. Guaidó foi a Washington para participar de eventos da posse de Donald Trump. Lula continua na exigência da apresentação da atas, que podem atestar se o mais votado foi Maduro ou se foi Edmundo González, como reclama a oposição. O Brasil não reconheceu a vitória e está recebendo os venezuelanos descontentes que estão deixando o seu país. O que mais pode fazer? Lula não é de declarar guerra a não ser contra a fome.’ Prefere sempre as conversações. O problema é que o ex-amigo Maduro se acha o dono da bola e não se considera maduro para cair. “Legalizou” os novos 6 anos de seu mandato. “Caracas!”
Comentários
Postar um comentário