REBU

 


Sempre admirei o Dr. Nelson Hamilton Leiria. Era juiz da área trabalhista e toda vez que havia um julgamento de ação contra a minha empresa, por ser meu amigo, se declarava impedido. Acho que foi uma exceção e deveria ser a rotina de todos. Como o empresário Luciano Hang ofereceu um jantar de fim de ano para juízes e desembargadores catarinenses, no antigo casarão da Família Renaux, em Brusque, o Corregedor Nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, determinou que haja investigação do CNJ. A opípara refeição também causou desconforto no Tribunal de Justiça, pois alguns dos presentes julgaram ou julgarão ações contra o Véio da Havan. “Est modus in rebus” para não dar rebu.

 

DEDO 


O alagoano Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, dois dias após o bloqueio dos 4,2 bilhões de reais para a festa de fim de ano parlamentar, pegou o avião e foi a Brasília. Primeiro encontro com o presidente Lula, para mostrar os dentes e ouvir que o chefe do executivo não tem como pressionar o ministro Flávio Dino para afrouxar. O carro preto oficial, com película para impedir os jornalistas de verem quem estava dentro do SUV, saiu do Palácio da Alvorada. Arthur Lira foi reunião com os líderes partidários para discutir o que fazer, além de espernear. O PSOL, que entrou com a ação pedindo o bloqueio das emendas bloqueadas, não foi convidado. O líder do PT, deputado Odair Cunha, vai apanhar e ter que, mineiramente, defender o governo. Não vai ser fácil explicar que Lula e Haddad nada tem a ver com a crise das emendas. Arthur Lira e os líderes do Centrão, que negociaram a liberação em troca da aprovação de projetos governistas, não acreditam, não resignam e não se emendam. Não querem entrar o Ano Santo de 2025 chupando o dedo.

 

FERRO


Como, pelo menos até agora, o ácido sulfúrico e os defensivos agrícolas no caminhões tanques que caíram no Rio Tocantins não contaminaram a água, 29 mergulhadores profissionais foram acionados para buscar pelas pessoas desaparecidas. Oito mortes foram confirmadas e nove continuam desaparecidas. Também foi encontrado o caminhão do ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete No local o Rio Tocantins chega a ter 40 metros de profundidade. Agora autoridades federais, estaduais e municipais em reunião virtual analisaram o desastre. Porta arrombada, tranca de ferro. Problema agravante é que surgiu a notícia do DNITT de que outras 703 pontes brasileiras correm o mesmo perigo.


ENVENENAMENTO


Em Torres, no Rio Grande do Sul, familiares se reuniram para o café da tarde e comeram o Bolo de Reis, às vesperas do Natal, como sempre fizeram. Após a ingestão seis começaram a passar mal, três morreram e três foram hospitalizadas, inclusive uma criança de 10 anos. O bolo foi feito em Arroio do Sal, a cerca de 300 quilômetros, por uma mulher da família, a única que comeu duas fatias. A Polícia Civil recolheu o doce para perícia e na casa dela encontrou vários alimentos com validade vencida, inclusive uma farinha, possivelmente usada na receita. O ex-marido da mulher que fez o bolo morreu em Setembro por intoxicação alimentar. Por isso a polícia abriu inquérito sobre o caso e pediu a exumação do corpo. Intoxicação ou envenenamento?


PRÓSTATA


No Rio de Janeiro faleceu o ator e diretor Ney Latorraca. Ele teve uma carreira brilhante no teatro e na televisão. Nos palcos teatrais permaneceu 11 anos em cartaz com a peça cômica “O Mistério de Irma Vap” apresentada por ele e Marco Nanini. Atuou em 23 filmes nacionais. Na televisão, após um contrato experimental de três meses, permaneceu 50 anos participando de novelas, séries e programas de sucesso da TV Globo. Na minha memória ficou o seu personagem Seu Keké de Rabo de Saia. Foi impecável no papel do caixeiro viajante que tinha esposa numa cidade, amante viúva noutra e namorada jovem numa terceira localidade. Antonio Ney Latorraca nasceu em Santos e morreu com 80 anos de idade. Deixa o companheiro, também ator, Edi Botelho, com o qual viveu 29 anos. Poucos recordam que, antes desse relacionamento, o artista foi casado, pelo período de 5 anos, com a atriz Inês Galvão. A causa da morte foi o agravamento de um câncer na próstata.


INTERNO


O Lula caiu na besteira de declarar que iria derrotar o Mercado. O Mercado, que não tem CNPJ nem CPF, aceitou a declaração de guerra e partiu para o ataque através da compra de dólares. A moeda norte-americana disparou, o Banco Central já leilou mais de 30 bilhões e não tem jeito de melhorar a posição do Real. O efeito na inflação é evidente. O que importamos fica mais caro, principalmente o petróleo, e os produtos que exportamos também acabam encarecendo no nosso Mercado, pois o preço lá fora, em dólar, acaba servindo de base para o preço interno. Como já disse, se tem coisa que o Zé Povinho não engole esta é o aumento de preços.


PRODUÇÃO


Avião fabricado pela Embraer saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grózni, na Russia. A aeronave com 67 pessoas a bordo desviou da sua rota e caiu no Cazaquistão, após sofrer interferência no GPS, morrendo 38 pessoas. Inicialmente especulou-se que o avião teria se chocado contra pássaros e, depois, que enfrentara forte neblina. Posteriormente surgiu a informação de que teria sido derrubado pela defesa antiaérea russa. A região para onde o voo se destinava foi alvo de ataques de drones e sistemas antimísseis russos continuam atuando na área, inclusive com desativação de GPS. O Kremlin anunciou que vai investigar e que não irá esconder a verdade. Os três países afirmam que darão todas as informações ao público. A Embraer espera que sim, pois podem eliminar a suspeita quanto a segurança dos jatos da sua produção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO