FESTEIRA
Um dia Walt Disney estava trabalhando na garagem, que era o seu atelier de desenho, e viu um camundongo. Teve a brilhante ideia de criar um personagem e assim nasceu o Mickey, o mais famoso do mundo. Em 1979. o riosulense Luiz Cé estava sentado junto a sua prancheta e decidiu fazer uma reverência aos alemães, tradicionalmente grandes bebedores de chope, através da figura do avô, que as crianças gostam porque faz todas as suas vontades. Assim veio a lume o Vovô Chopão. Inicialmente em tirinhas no Santa e depois no Jornal da Criança, que era suplemento dominical. Para o início e divulgação da Oktoberfest o velhinho alemão foi convocado e deu conta do recado. Nunca mais deixou de aparecer nos cartazes e panfletos. Resolveu então que o Vovô Chopão deveria aparecer em pessoa nos desfiles, na Festa da Cerveja e outros eventos culturais. O sucesso absoluto com sua presença sempre exigida, para não deixar a mulher reclamando em casa, passou a levar consigo a Vovó Chopão. Agora é querido pelos adultos que o conheceram quando crianças, abraçado por meninos e meninas atuais e virou material pedagógico nas suas revistinhas temáticas, o casal com os netinhos, Chopinho, Sapeca e Crespinha, o cachorro de estimação, Ressaca, e o papagaio Célio. Turma que bem representa a nossa comunidade bastante festeira.
FROTA
Uma fila de um quilômetro de extensão, formada por 25 caminhões puxando 45 carretas, deslocou-se de Curitiba para Florianópolis chamando a atenção ao passar pelas Brs 376 e 101, Via Expressa, Ponte Pedro Ivo Campos e Túnel Antonieta de Barros, indo descarregar as 3.000 toneladas de sua carga na margem da rodovia SC-401, no bairro Saco dos Limões. O comboio transportou o material do Mirage Circus, o maior circo da América Latina, incluindo a “Gigante Mirage” que, com seus 40 metros de altura, é a maior roda gigante itinerante no Brasil. Além do espetáculo dos 200 artistas nacionais e internacionais, o circo oferece ambiente climatizado, praça de alimentação e estacionamento. A estreia está marcada para as 20:30 horas do dia 1o de Janeiro de 2025 tendo como anfitrião o ator e circense Marcos Frota.
CONTINUA
No trágico acidente de Teófilo Otoni, que teve a batida do caminhão bitrem carregado com peças de granito e um ônibus com 44 passageiros e o motorista, mais um automóvel que se chocou com a parte traseira do veículo de transporte coletivo. O motorista da carreta fugiu e está sendo procurado pela polícia. Sua carteira foi apreendida em “blitz” da Lei Seca, em 2022, por recusa ao teste do bafômetro. 38 pessoas morreram, em grande parte por causa da explosão e incêndio que se sucedeu à batida. A empresa dona do ônibus publicou a lista dos passageiros. A polícia civil mineira está pedindo aos parentes dos passageiros de outros estados que façam em seus locais o exame de DNA para ser enviado para a identificação dos corpos. Podem ajudar também radiografias, tomografias, objetos de uso pessoal exclusivo, como escovas de dentes, e informações sobre sinais e tatuagens. Realmente muito triste a morte de tantos brasileiros pouco antes da Festa de Natal e do Ano Novo. Mas a vida continua.
FUMAÇA
A vida, porém, não continua para as 10 pessoas que ocupavam o avião que levantou voo em Gramado, com destino a São Paulo, e caiu no Centro de Gramado. O aparelho colidiu na chaminé de um edifício, depois no segundo piso de uma residência e caiu em cima de uma loja de móveis, que estava vazia, na Avenida das Hortênsias. Destroços ainda atingiram uma pousada. Os bombeiros conseguiram apagar as chamas e 15 pessoas foram hospitalizadas principalmente por terem inalado a fumaça.
CRUSTÁCEOS
Uma das maiores agências de viagens realizou pesquisa para apurar os destinos turísticos preferidos para o período de Janeiro a Março de 2025. Podemos comemorar porque a nossa capital foi apontada como o primeiro destino no Brasil e o quarto no mundo. Floripa ficou na frente de Nova York, Barcelona, Roma e Tóquio. O Brasil apareceu em segundo lugar e o Rio de Janeiro em sétimo. Acredito que, se o dólar continuar acima dos 6 reais, vamos ter muitos turistas comendo tanto camarão em Florianópolis que acabarão indo parar no hospital, como aconteceu com Jair Bolsonaro em São Francisco do Sul quando exagerou na dose dos crustáceos.
JOGO
A gangorra da economia, que tem a Argentina de um lado e o Brasil do outro, voltou a mudar sua posição. Subiu a Argentina e desceu o Brasil. Nosso país ficou mais barato para os argentinos, até mesmo do que no seu país. A desvalorização do real faz com que nós nem pensemos em viajar para o exterior e os argentinos, que tem dólares acumulados debaixo do colchão, vão invadir as nossas praias de águas cálidas gastando muito menos do que ficando em casa. Virou o jogo.
CARGO
Vai ter dança das cadeiras em Brasília. Mudanças ministeriais estão sendo previstas para o mês do Carnaval. O ministro da defesa, José Múcio Monteiro, contudo, quer sair antes. Não quer dar a impressão de que não está agradando, apesar do Comandante da Marinha haver permitido a publicação de vídeo criticando o pacote de corte de gastos, sem o seu conhecimento. O vídeo foi apagado, mas a polêmica foi revelada e o Lula virou uma arara. O habilidoso ministro está com 76 anos e deseja se dedicar mais à família. Já havia manifestado o desejo de só ajudar o presidente Lula no início da jornada. Prometeu fornecer uma lista com 3 nomes de possíveis substitutos. Não se sabe se incluirá o nome de Geraldo Alckmin. Este reúne as condições ideais para assumir o espinhoso cargo.
ANOS
A Alemanha está passando por fase turbulenta e não é mais o maior exportador do mundo. Tinha combustível barato comprando gás da Rússia e a China era excelente compradora O coreto foi bagunçado com a saída do Reino Unido da União Europeia, as Tarifas de Donald Trump, a invasão da Ucrânia e a China tornando-se enorme concorrente. O milagre alemão acabou e, segundo matéria da BBC de Londres, toda a Europa vai sofrer as consequências. Não se atualizou, descuidou da inovação e sua indústria, sobretudo a automobilística, ficou para trás. O fax ainda reina no exército e nos consultórios médicos. Muitas casas comerciais ainda só aceitam pagamentos em espécie. Sua rede de telefonia é das piores da Europa. O problema é que estão agarrados à tradição e vendendo produtos do tempo do vovô. Os alemães, porém, não são de se entregar facilmente. Daqui a pouco acordam e fazem o que já fizeram após perderem a Segunda Guerra Mundial, quando acabou o sonho do “Reich” dos 1.000 anos.
TORCER
Anote este nome: João Fonseca. Ele é carioca, tem 1,85 metro de altura e apenas 18 anos. Em Janeiro de 2024 era o 656o da lista da ATP e em Fevereiro havia saltado para 145o posição. Foi profissionalizado neste ano e está fazendo história no Torneio em disputa na Arábia Saudita. Derrotando um francês e um norte-americano classificou-se para a fase semifinal. Enfrentou o cabeça de chave, o francês Luca Van Assche, venceu por 3 a 0 em apenas uma hora de partida. Classificou-se para a final do Next Gen ATP, que reuniu os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial. Decisão às 14 horas deste domingo, em Jedá, contra o norte-americano Learner Tien, que derrotou na final do Grand Slam de Nova York em 2023. E vitória do brasileiro, de virada, por 3 "sets" a 1. O torneio da Arábia Saudita não vale pontos no ATP. Vale, porém, a promoção do nome e a esperança de voltarmos a ter um tenista para torcer.
Comentários
Postar um comentário