FELIZES
Na minha infância voltávamos da escola, fazíamos as lições de casa, líamos um pouco e íamos para a rua brincar. Corríamos, pulávamos, jogávamos, andávamos de bicicleta, brigávamos, batíamos e apanhávamos, depois fazíamos as pazes e continuávamos brincando. Ao anoitecer íamos para casa, cansados e suados, tomávamos um bom banho, comíamos e íamos dormir tranquilos e felizes.
LEITURA
No nosso aniversário ganhávamos livrinhos da Editora Melhoramentos, com as histórias de fadas, princesas e jovens galantes, impressas em português perfeito e com belas gravuras coloridas. João e Maria, Pinóquio, Branca de Neve e os 7 Anões, o Gato de Botas, A Gata Borralheira, Rapunzel, os Músicos de Bremen e tantas outras que guardamos na lembrança. Hoje as crianças não estão lendo e argumentam que não tem tempo para a leitura.
SAUDÁVEL
Médico pediatra que tem diagnosticado problemas de falta de atenção, ansiedade e depressão em crianças, recomenda aos pais que controlem o tempo que elas passam diante das telas. No celular de um pacientezinho verificou que ele passava até cinco horas no “Instagram”. Vamos lá criançada! Voltem a ler, frequentar as ruas e brincar com os meninos e meninas da vizinhança. Pode ser careta. Mas, com toda certeza, é mais saudável.
INTELIGENTE
Nesta terça-feira 37.500 mulheres e homens correndo 15 quilômetros por ruas centrais de São Paulo competindo na tradicional Corrida de São Silvestre. A largada feminina às 7:40 horas e a masculina às 8:15. A prova de resistência física acontece pela 99a vez. Largada e chegada na Avenida Paulista. Início próximo ao número 2084 e chegada no 900, em frente do prédio da Fundação Casper Líbero, que detém os direitos da Corrida de São Silvestre. O jornalista Casper Líbero foi o criador do evento inspirado por competição semelhante que viu na França. O nome de São Silvestre porque é disputada no dia do santo, o último do ano. Antigamente era corrida noturna programada para terminar por volta da meia-noite, no início do ano novo. Depois foi mudada para o período matinal. Assim os corredores, organizadores, pessoal da imprensa e o público podem posteriormente participar tranquilamente da comemoração do Ano Novo. Foi uma mudança inteligente.
AÉREA
O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas ao governo do Azebaijão pela derrubada do avião com 67 pessoas a bordo e 38 mortos. Na Coreia do Sul caiu um avião que procedia de Bangkok, na Tailândia, com 181 pessoas à bordo. O desastre não foi motivado por drones, nem defesa aérea da Coreia do Norte. A torre de controle do Aeroporto de Muan avisou a tripulação que a aeronave havia sido atingida por pássaros. Após a queda, ao aterrissar soltando fumaça dos motores, aparentemente sem o trem de pouso, a avião derrapou na pista, chocou-se contra um muro e foi tomado pelas chamas. Apenas 2 pessoas sobreviveram: um comissário de bordo de 33 anos e uma comissária de 25 anos. Com 179 mortos mais uma tragédia aérea.
TESTA
Morreu nos EUA Jimmy Carter. Membro do Partido Democrata foi o primeiro ex-presidente a alcançar a idade de 100 anos. Aniversariou em 1o de Outubro de 2024 e chegou ao centenário. Os países sul-americanos devem-lhe a iniciativa de propugnar pelo fim das ditaduras militares e pela volta dos regimes democráticos. Em 1982, ele e a esposa Rosalynn criaram o Carter Center, uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de batalhar pelos direitos humanos e alívio do sofrimento humano. Busca prevenir e resolver conflitos, aumentar a liberdade e a democracia e melhorar a saúde. No Brasil depois de análise das urnas eletrônicas atestou a lisura da última eleição presidencial e na Venezuela, pelas atas apresentadas, condenou como fraudulenta a reeleição de Maduro. Para Jimmy Carter “as pessoas podem melhorar as suas próprias vidas quando recebem as habilidades, o conhecimento e o acesso aos recursos necessários”. Em 2002 ganhu o Prêmio Nobel da Paz. Era um velhinho simpático e antecipou-se ao Lula caindo várias vezes em sua residência e na que bateu a cabeça levou 14 pontos na testa.
Comentários
Postar um comentário