LIBERDADE
Aproveitando a realização da cúpula do G-20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana, na frente do Copacabana Palace Hotel, patriotas foram fazer protesto contra as condenações do 8 de Janeiro. Levaram e fixaram na areia da praia fotos dos envolvidos. Deve ter sido uma ação espontânea e isolada, tal qual as bombas na Praça dos Três Poderes. No Brasil não tem conspiração, só a exigência de liberdade.
MÉDICOS
Ao ver imagens e ouvir torcedores vociferando contra os adversários sempre pensei que fossem elementos ignorantes, sem o mínimo de educação. Acabo de ver que estava enganado. Numa competição universitária, jogavam as equipes da Puc e da USP. Universitários da Pontifícia Universidade Católica foram flagrados chamando de “pobres e cotistas” os jogadores da universidade pública estadual, que, por sinal, acaba de ser eleita a melhor universidade da América Latina pelo segundo ano consecutivo. As duas entidades distribuíram notas contra a manifestação preconceituosa e racista. A PUC deveria identificar os malcriados e expulsá-los do ensino superior pois não merecem ser futuros advogados, engenheiros ou médicos.
NORTE-AMERICANA
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” mostra cenas lamentáveis que aconteceram na realidade. É a história de Eunice Paiva, que lutou 40 anos para descobrir o que aconteceu com seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado e engenheiro que desapareceu durante a ditadura militar. Com o país dividido, logo a parte bolsonarista pediu o boicote à película. Mas a outra metade tem gente suficiente para lotar as salas de exibição. Milhões estão lotando os cinemas e já surgiu a informação jocosa de que Hollywood estuda contratar bolsonaristas para salvar a indústria cinematográfica norte-americana.
DEMOCRACIA
A garantia de emprego dos funcionários públicos tem recebido críticas porque mesmo com péssimo desempenho não podem ser demitidos. Gozam da estabilidade funcional. O Datafolha realizou uma pesquisa para observar a opinião pública. 71% dos ouvidos são favoráveis a novos métodos de avaliação desses profissionais, por meio de reforma administrativa que possibilite a sua demissão. Não fui ouvido e sou a favor. Tal possibilidade traria uma grande melhora para o serviço público. O problema é que aí quando há mudança no governo será feita uma limpa. Fora com os adversários para acomodar os amigos. Mas até isso faz parte da democracia.
FALAR
Em São Paulo surgiu um plano para reativar uma ferrovia histórica, que foi inaugurada em 1915 e desativada em 2002. A estrada de ferro Santos-Cajati pode trazer de volta o movimento de passageiros e de cargas. O projeto do governo estadual tem a expectativa de que não só será recuperado um dos mais importantes patrimônios históricos paulistas, mas também transforme a Região do Ribeira num polo de turismo e desenvolvimento econômico. Grande iniciativa, que tem promessa idêntica do governo do Rio de Janeiro. Afinal foi lá que tivemos nossa primeira estrada de ferro, inaugurada por Dom Pedro II, em 30 de Abril de 1854. Foi o primeiro trecho de 14 quilômetros, da Estrada de Ferro Mauá. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, conseguiu a licença para construir uma estrada de ferro ligando a Baia da Guanabara com a Serra de Petrópolis. A ligação Magé-Petrópolis foi inaugrada em 1883 e desativada em 1964. Outro belo projeto para o desenvolvimento turístico e econômico. Da nossa aqui, a Estrada de Ferro Santa Catarina, a única construída com tecnologia e capital alemães, inaugurada em 1909, é melhor não falar.
GRADES
Pelo menos 225 dos 2.400 venezuelanos detidos durante os protestos contra a questionada reeleição de Nicolás Maduro foram libertados condicionalmente. O Ministério Público comunicou a medida de liberdade para pessoas processadas pelos atos de violência ocorridos após as eleições de 28 de Julho. A ONG Foro Penal, à frente da defesa dos presos políticos, constatou que entre os libertados estavam 4 adolescentes. 164 jovens foram presos durante a onda de protestos e 69 ainda continuam atrás das grades.
SAUDADE
Neymar sempre teve compleição física fraca e, pela sua molecagem, muito apanhou dos adversários. Foi apelidado de cai-cai, coisa que considero injusta. Ele sempre teve calcanhar de vidro. Com o passar da idade as contusões só se agravam. Por isso o Al Hilal vem discutindo com o craque brasileiro uma rescisão amigável do contrato. Alguns times brasileiros estão se assanhando, principalmente o Santos, que andou conversando com o Neymar Pai. O seu destino, contudo, pode ser o Inter. Não o de Porto Alegre e sim o de Miami, pois Neymar Júnior acaba de comprar um terreno em condomínio fechado, à beira-mar, por 25 milhões de dólares, para a construção de uma casa com 1.200 metros quadrados. Ele está com 32 anos de idade e ainda não foi dominado pelo desejo de voltar ao Brasil, dominado por irresistível saudade.
Comentários
Postar um comentário