DIÁRIA
São tantos os problemas municipais que aguardam por uma solução que jamais passou pela minha cabeça pensar que o brasão da Guarda de Trânsito de Blumenau provoca confusão com Guarda Municipal, como existe em vários municípios e é promessa de criação de Egídio Ferrari, o prefeito eleito. O Ministério Público, contudo, se incomodou e tratou de providenciar um ajuste de conduta com a Prefeitura. No brasão terá que mudar o termo Guarda de Trânsito para Agente de Trânsito. Um ano foi dado para mudança do brasão nas viaturas e do distintivo nos uniformes. Se não cumprir o ajustado o Município vai pagar 500 reais de multa diária.
JOINVILLE
Muitos das classes conservadoras acusam o governo federal de estar dando dinheiro para vagabundos, que não trabalham. Deixam de levar em consideração que é grande a quantidade dos que não trabalham porque não puderam estudar e são oriundos de família paupérrimas. Afinal temos ainda 8 milhões passando fome. Conservadors que não refletem que o dinheiro que os abaixo da pobreza recebem é gasto na compra de comida e de utensílios domésticos à prestação movimentando a economia, beneficiando também os que reclamam. Por isso, quero falar de empregos e os nordestinos que tem vindo para cá, às pencas, ajudam a criação de mais oportunidades. Blumenau ocupa o terceiro lugar na criação de empregos em Santa Catarina em 2024. O primeiro lugar é ocupado por Florianópolis e o segundo por Joinville. Bem-vindos os “Vagabundos” que vem em busca de um emprego e saem do Bolsa Família.
FAMILIAR
São Paulo é o maior produtor de laranjas do Brasil. Seus laranjais, contudo, estão enfrentando o problema do “greening”, uma doença fitossanitária que ameaça a produção dos citros no país e no mundo. A doença é transmitida pelo inseto conhecido como cigarrinha. Afeta as laranjeiras e causa a queda prematura dos frutos. A doença se espalha de uma planta doente para outra e a única solução é derrubar a árvore. O pequeno inseto do tamanho de um grão de arroz já colocou de joelhos a indústria bilionária da laranja na Flórida e alcançou um grau alarmante de disseminação nos laranjais de São Paulo, principal polo da citricultura mundial. Quem está sendo beneficiada pelo problema paulista é a região Oeste de Santa Catarina. Ela concentra 80% da produção estadual e enquanto a cigarrinha não chega e o preço da laranja disparou já tem agricultor pensando em se dedicar de corpo e alma à produção de laranjas, atividade que atualmente só complementa a renda familiar.
TRATOR
O NSC Total destaca o fato de Santa Catarina ter uma cidade de pouco mais de 10 mil habitantes ter se tornado a Capital do Trator no Brasil. Acontece que Irineópolis, situada no Planalto Norte, segundo o IBGE tem 10.437 habitantes e realiza o maior desfile de tratores do Brasil. Na sua Festa do Trator conseguiu reunir quase mil máquinas agrícolas e cerca de 30 mil pessoas, quase o triplo da sua população. Por um projeto do senador Espiridião Amin, promulgado pelo Senado Federal, Irineópolis tornou-se a Capital Nacional do Trator.
VERMELHA
Um hotel de Brasília, ao lado do Palácio Alvorada, foi totalmente desocupado, inclusive pelos residentes, para recepcionar o presidente chinês Xi Jinping e sua comitiva. Ele almoça com o presidente Lula no Palácio da Alvorada e janta no Itamaraty. A sua visita é para estreitar os laços de amizade e terá a assinatura de mais de 30 atos de cooperação, 6 dos quais acordos para a exportação de produtos agropecuários. A China é o nosso maior parceiro comercial e, além do comércio, serão tratados programas de investimentos, relações bilaterais e temas importantes do ponto de vista regional e multilateral, como a participação dos dois em blocos importantes como os BRICS. Pode-se imaginar o esquema de segurança montado. Foi bloqueado até o acesso pelo Lago Paranoá e houve reforço policial nos pontos estratégicos. Não se pode deixar patriotas verde-amarelos porem em risco os hóspedes da China Vermelha.
COME
Só desejo é que as abelhas não decidam partir para o ataque contra os chineses. Não sei o que está havendo na capital federal com as produtoras de mel. Elas estão colocando a população em polvorosa. Em questão de meia hora aconteceram dois ataques de abelhas nas quadras 102 e 104 da Asa Norte. Um homem e um mulher tiveram que ser hospitalizados. Evidente que as abelhas brasilienses nada tem a ver com a polarização política com deputados distritais da esquerda recebendo mensagens assinadas por um tal de “Marco Antônio” com a ameaça: “Se mexer com Bolsonaro, a bala come”.
SAMBA
Seleção brasileira em campo, em Salvador, para enfrentar o Uruguai. Com uma vitória o Brasil terminaria no segundo lugar da fase classificatória, atrás apenas da Argentina. Norival Júnior só precisou substituir um jogador na equipe que empatou na Venezuela. Danilo entrou na lateral direita no lugar de Wanderson suspenso porque recebeu o segundo cartão amarelo. O time sob pressão, vítimas da ansiosidade os jogadores querem decidir sozinhos e esquecem que o futebol é um esporte coletivo. Assim é que fechado na defesa, com contra-ataques rápidos o Uruguai esteve mais perto da vitória e com o empate voltou para casa com um ponto ganho ocupando o 2o lugar nas eliminatórias e deixando o Brasil no quinto lugar, vaiado pela torcida que não lotou o estádio até porque não valeu o custo do ingresso. Vamos ter até Março de 2025 para arrumar a casa. Aí pegaremos a Colômbia da salsa aqui no Brasil e em Buenos Aires a Argentina do tango. Será que conseguiremos impor o samba?
PÊNALTIS
Em Campinas, no Brinco de Ouro da Princesa, o estádio certo para uma decisão do futebol paulista, o Palmeiras ganhou de 2 a 1 do Corinthians. Como havia perdido de 1 a 0 a primeira partida, o título paulista foi para a cobrança de pênaltis. O primeiro corintiano foi defendido pela goleira palmeirense. O primeiro palmeirense foi na trave. O segundo do Timão na trave. Palmeiras 1 a 0 no segundo. Corinthians perdeu o terceiro. O Verdão marcou 2 a 0. A arqueira palmeirense pegou o quarto chute das corintianas e o Palmeiras sagrou-se campeão. O Corinthians deve ter contado com o ovo e não treinou a cobrança de pênaltis.
NEUTRO
Nesta quarta-feira tem Brasileirão da Série A aproveitando o feriado. Oito partidas programadas nesta 34a. Rodada. Pela manhã, 11 horas, o Corinthians foi para cima do misto do Cruzeiro e em 19 minutos vencia por 2 a 0. No segundo tempo sofreu gol cruzeirense e a torcida sofreu até o minuto final. 16:30 Bragantino x São Paulo, Athlético x Atlético Goianiense e Criciúma x Vitória. 18 horas Bahia x Palmeiras. 19 Grêmio x Juventude e Cuiabá x Flamengo. 20 horas Vasco x Internacional. 21:30 Fluminense x Fortaleza e Atlético Mineiro x Botafogo, numa “avant-premiére” da final da Libertadores, que vai acontecer no dia 30 de Novembro em campo neutro.
Comentários
Postar um comentário