ARMADAS
Não posso ficar em cima do muro. Sei que vou desagradar meus leitores bolsonaristas e fazer abrir um largo sorriso nos esquerdistas. O relatório de 880 páginas da PF indicia o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 militares e civis da alta cúpula do seu governo como responsáveis pelo plano de golpe de estado com a morte do Lula, Alckmin e Xandão. O Procurador Geral da República vai ter que se debruçar sobre a papelada e decidir se torna réus cada um deles. Não pode generalizar e nem agir de afogadilho. Já disse que somente lá por Fevereiro ou Março é que se pronunciará. Pelo que apurou a Polícia Federal estivemos muito perto de um golpe de estado profissionalmente engendrado e que de forma amadora deixou rastros comprometedores. Quem pisou na bola não pode ficar impune, nem mesmo general, nem o chefe das forças armadas.
PRESENTE
Florianópolis sediou a reunião do Consórcio do Sul e Sudeste. Foi o 12o Encontro do Cosud, que reune os governadores dos estados das duas regiões. O do Espírito Santo veio, tal qual o do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, cujo governador é o atual presidente do consórcio. O de São Paulo se atrasou no dia 21. Chegou à noite e a reunião do primeiro dia já havia terminado. O Rio Grande do Sul está no exterior e mandou o vice. O de Santa Catarina Jorginho Mello foi o anfitrião e teve que fazer as honras da casa. Os 7 Estados somam 114 milhões de habitantes, 56,5% da população brasileira e são responsáveis por 70% do nosso PIB. Cláudio Castro do Rio de Janeiro aproveitou a oportunidade para lamentar que Lula não o convidou para a Cúpula do G-20 e o chefe do executivo catarinense afirmou que quando Lula veio a Santa Catarina não foi porque o Anel de Contorno era inauguração da iniciativa privada. Quando vier para entregar obra que tenha dinheiro do governo federal estará respeitosamente presente.
TRÁS
Coisa importante que aconteceu na Ilha da Magia foi a formalização do Cosud, que passa a contar com CNPJ, estrutura administrativa, manual de identidade visual e conta bancária. Mais ainda a Criação do Conselho de Administração no qual cada estado terá um representante, garantindo voz para todos. O paranaense Ratinho Júnior saudou o nascimento jurídico e disse “ter certeza que será um grande sucesso, como já é, mas agora formalmente organizado para que possamos buscar políticas públicas conjuntas para nossos estados”. A sede do Cosud ficará em Brasília para o que vão adquirir um imóvel na capital federal. Vamos ter mais peso nos pleitos junto ao Governo Federal, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Creio que também iremos ajudar a melhorar a renda per capita de Brasília, que já deixa as outras longe para trás.
DESCONTO
Para Santa Catarina o mais importante foi o acordo com o Paraná pondo fim a uma demanda de mais de 30 anos sobre os “royalties” recebidos pelo Paraná do petróleo catarinense. Pelo acordo o Paraná vai construir uma estrada no norte catarinense, a SC-416, que também servirá ao desenvolvimento do sul paranaense. O STF já havia dado ganho de causa para Santa Catarina e determinado o pagamento em precatório. O acordo deverá ser homologado em Brasília, determinando o valor do investimento. Jorginho Mello quer 375 milhões e Ratinho Jr. deseja ter um bom desconto.
ANTISSEMITA
O Tribunal Internacional de Haia condenou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o chefe do Hamas por crimes de guerra. A condenação obriga os países membros do acordo a prenderem os condenados quando forem a seus territórios. Foi por isso que Vladimir Putin evitou vir ao Brasil para a Cúpula do G-20. O mandachuva do Hamas foi morto e está livre da condenação. O problema é para Netanyahu. O presidente da Hungria, desobedecendo inclusive o Estatuto da União Europeia, convidou o israelense para um Encontro em Budapeste. Joe Biden, de saída do governo, classificou de absurda a condenação. O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que é muito complexa a concretização da pena. O primeiro-ministro de Israel declarou que a sua condenação foi um ato antissemita.
CONFLITO
Enquanto isso a Faixa de Gaza vai vendo caírem suas edificações, morrerem seus animais, seu solo ficar imprestável para a plantação e sua população sucumbindo à falta de alimentos e medicamentos e excessos de balas e bombas. É a versão moderna da Lei de Talião, criando um ciclo de violência, sem buscar uma solução pacífica para o conflito.
BRASILEIRÃO
Quem, como eu, considera o Galvão Bueno um chato porque não narra o que vê e sim o que deseja e comenta, não vai gostar de saber. Os que são fãs da sua forma apaixonada de transmitir as competições esportivas vai adorar. Ele assinou contrato com a Amazon e em 2025 vai voltar a transmitir os jogos do Brasilerão.
CEARÁ
No Rio de Janeiro o Fortaleza vencia o Fluminense por 2 a 1 e ía permanecer colado no Palmeiras e perto do Botafogo com real chance de conquistar o título do Brasileirão. Mas, o veterano Cano, que foi o grande artilheiro do Fluminense e agora no banco de reservas, entrou em campo, no sufoco dos minutos finais e marcou o gol de empate. O Fortaleza entrou pelo cano, pois em vez dos 3 só levou 1 ponto para o Ceará. Seu próximo jogo é contra o Flamengo, na próxima terça-feira, e, se perder, irá perder o terceiro lugar justamente para o adversário.
TRANSMISSÃO
O outros jogos da 35a rodada, que começa na noite deste sábado, são: Juventude x Cuiabá, Botafogo x Vitória, Atlético Goianiense x Palmeiras, São Paulo x Atlético Mineiro, Corinthians x Vasco da Gama, Internacional x Bragantino, Bahia x Athlético e Fluminense x Criciúma. Depois desta ficarão faltando 3 rodadas para a entrega da Taça e dos 48,1 milhões da premiação para o campeão. São 10% do que foi pago pela Globo pelo direito de transmissão.
TERÇO
No Paraguai a decisão de Taça Sul-Americana colocando frente a frente Brasil e Argentina. O Cruzeiro será o nosso representante na disputa do troféu contra o Racing de Buenos Aires. O Cruzeiro está muito desvalorizado. Entretanto conta com o apoio da torcida brasileira já acostumada a sofrer dissabores com a seleção. Jogo às 17 horas, em Assunção, com transmissão pelo SBT e ESPN. No primeiro tempo os torcedores mineiros que foram em 50 ônibus viram o Racing amassar o Cruzeiro e os 2 a 0 para os argentinos foram poucos. Amanhã comento a segunda etapa. O campeão receberá prêmio de 6 milhões de dólares. O vice-campeão embolsará um terço.
Comentários
Postar um comentário