MANTENDO


Tenho recebido diversas mensagens se reportando aos tópicos em que comento sobre os três livros que estou lendo. Vários contam que estão sendo dominados pelo desejo de ler “Enquanto isso em Dom Casmurro”, do José Endoença Martins. Outros agradecem por estarem recebendo informações valiosas a respeito da literatura e dos escritores fornecidas pelo “Livro Sobre Livros” de Enéas Athanázio. O que menos repercute é “Linkshaender” (Canhotos), um livro alemão. Talvez seja pelo fato de que, nós canhotos, somos apenas 10% da população mundial e há pelo menos 500 mil anos este percentual vem se mantendo.


MAQUIADA


No seu livro “Enquanto isso em Dom Casmurro”, José Endoença Martins cita o Lorde Henry Worton, personagem principal de “O Retrato de Dorian Gray” do irlandês Oscar Wilde. Henry Worton opinou que há dois tipos de mulheres. As que se pintam e as que não se pintam. “As que se pintam são encantadoras, mas cometem o erro de se pintarem para tentar parecer jovens”. Não é o caso de Capitu, que foi se maquiar na luminosidade precária do banheiro da Proeb. Ela não se pintou para parecer jovem e sim para ir ao encontro com o Delegado Brickfeldmann. Saiu razoavelmente maquiada.


CULPADOS


Na frente da Delegacia, o detetive Magic viu o homem que estava sempre vigiando Capitu. Chamou a atenção dela, mas o homem sumiu. A reunião foi infrutífera, pois a investigação transcorria em sigilo. Mas o delegado deu uma pista quando declarou: “Vamos enjaular o bandido. Sempre prendemos. E tem mais. É muito fácil criar um culpado para qualquer crime aqui em Blumenau’. Capitu perplexa: “O senhor faça o favor de explicar isso direitinho”. Brickfeldmann: “Você nem parece ser da cidade. Aqui todas as pessoas tem a mesma impressão digital. Basta prender alguém. O teste da impressão digital é batata. Só tem um inconveniente. Eu, você e o Magic também estamos incluídos na lista dos culpados”.


INVESTIGAÇÃO


Os três se levantaram. Quando Capitu e Magic chegaram à porta o delegado disse: “Vá com calma Sula Miranda!”. Magic segurou Capitu. Carregou-a rapidamente para fora da Delegacia. “Porra, Magic. Se você não me segurasse ia dar uma botinada no saco daquele delegado de merda”. Na rua, ela sugeriu que fossem na universidade conversar com o bibliófilo Odilvo Ledron. Magic Johnson achou que não seria atitude conveniente e sugeriu que aguardassem mais detalhes da investigação.


LINDAS


Terminou a Oktoberfest e teve início a contagem regressiva para a 40a edição. A rainha e as duas princesas entregaram a missão para as novas eleitas, que deverão assumir a missão de divulgar o evento e a Capital da Cerveja. Loira e de olhos verdes, Gabrielle Cristine Kratz é a nova Rainha. A Primeira Princesa é gaúcha, também loira e de olhos verdes. Seu nome é Giane Prochnow e ela já foi princesa na 37a Oktoberfest de Blumenau. A Segunda Princesa é Gabriela Schoeler, cabelos e olhos castanhos. Nem precisa perguntar se são lindas.


EXECUTIVO


Realizado o segundo turno verificamos que 80% dos candidatos à reeleição ganharam o pleito. Sempre afirmo que é preciso ser muito ruim o prefeito que não consiga se reeleger depois de passar 4 anos com a caneta na mão. A votação municipal deu um recado aos políticos. O nosso povo não quer saber de extremismos. Por isso o MDB e o PSD foram os partidos que dominaram o cenário. São agremiações do Centro e camaleões. São centro-direita ou centro-esquerda, dependendo de quem é o chefe do poder executivo. 

 

GOVERNADOR 


O grande perdedor foi o PT, que só elegeu um prefeito de capital, Evandro Leitão em Fortaleza. A maior cidade brasileira vai continuar nas mãos do Ricardo Nunes, que no discurso da vitória para agradecer ao governador, que lhe deu a mão na hora mais difícil, o lançou candidato a presidente da república ao anunciar: “o nome de Tarcisio é presente e o sobrenome é futuro!”. Bolsonaro foi citado apenas para contar que indicou o vice-prefeito eleito, Coronel Ricardo de Mello Araújo. Em Goiânia aconteceu o arranca rabo entre o ex-presidente e o governador Ronaldo Caiado, que também sonha chegar ao Palácio do Planalto. Derrota de Jair Bolsonaro, cujo candidato Fred Rodrigues (PL) perdeu para Sandro Mabel (União Brasil) que teve o apoio inconteste do governador.


ESPORTIVA


A torcida do Cruzeiro voltava de cabeça cheia depois de perder de 3 a 0 para o Athlético, em Curitiba. Seu ônibus, passando por São Paulo, caiu em emboscada de torcida palmeirense. Em ato de vandalismo, meteram fogo no ônibus e trancaram a sua porta. Uma mineiro não resistiu aos ferimentos e morreu. Outros 17 saíram feridos. Perdoem-me os torcedores do Palmeiras de bom caráter. O que aconteceu na rodovia paulista não foi uma manifestação de torcida organizada. Foi uma atitude de facção criminosa esportiva.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO