SEGURANÇA

 


No ND+ acompanhei o debate dos 3 candidatos e das 2 candidatas à Prefeitura de Blumenau. Foram três blocos de debates bilaterais. Dois com o sorteio do tema e um de tema livre. Apenas o primeiro debatedor era sorteado e escolhia o outro. Na parte dos temas sorteados duas vezes Ana Paula Lima (PT) foi sorteada para a pergunta inicial e no tema livre Egídio Ferrari (PL). As duas candidatas são da esquerda e quando calhou de ficarem frente a frente combinaram na questão do transporte coletivo gratuito e ampliaram a crítica ao governo municipal, que apoia o candidato Delegado Egídio. Só nas considerações finais Rosane Martins (PSOL) abriu a caixa de ferramentas contra o Delegado e a segurança.


LINHAS


Os três candidatos são contra a esquerda. Ricardo Alba, entretanto, foi como livre atirador. Acusou o líder das pesquisas de ser apoiado por um grande número de partidos e de corruptos. Mencionou a ação policial no SAMAE e nas secretarias da saúde e do meio ambiente. Abordou a falta de água em dez bairros e que o órgão tem dinheiro em caixa e não se mexe. Afirmou que, quando assumir, a primeira coisa que vai fazer será acabar com a Zona Azul privatizada e que se expandiu para os bairros, prejudicando o comércio. Vai rever todos os contratos, principalmente o da Blumob que cobra 6,50 a passagem, a mais cara de SC, e prestando péssimo serviço, com menos ônibus, menos horários e menos linhas.


CORRUPÇÃO


Odair Tramontin engrossou o caldo do ataque à corrupção, na opinião de que é preciso mudar os que estão há 20 anos no poder e destacou o fato de o SAMAE ter 5 presidentes em apenas 3 anos e virou caso de polícia. Criticou que perto da eleição, foram colocados mais ônibus e horários para encurtar o tempo de espera dos passageiros, que era uma vergonha. Disse que foi promotor público durante 35 anos, dirigiu o GAECO e sempre combateu a corrupção.


CONVENIÊNCIA


A única discussão quando Egídio Ferrari que argumentou que o Novo foi traidor do bolsonarismo. Odair Tramontin contestou e esclareceu que, mesmo tendo perdido a eleição para o governo estadual, no segundo turno da eleição presidencial foi para as ruas pedir votos para Jair Bolsonaro. Aí partiu para o ataque ao dizer que partidos que apoiam Egídio Ferrari, como PMDB e PSDB estavam no palanque do Lula e só são direita por conveniência.


TURNO


Egidio Ferrari limitou-se a se defender falando da sua postura e do seu plano de governo. Falou de tudo que julga precisar melhorias, principalmente no transporte coletivo, na área da educação, da saúde e do fornecimento de água, prometendo uma nova estação de captação e tratamento na Região Norte. Deve estar acreditando nas pesquisas e que está perto de ser eleito já no primeiro turno.


ESQUERDA


Ana Paula Lima apresentou-se como mulher preparada e que não quer saber de brigas. Muito comportada e tranquila pregou a união e declarou que Blumenau quer a solução dos problemas e não brigas entre direita e esquerda.


ELEITORES


Em suma foi um debate de alto nível, cada um procurando agradar a sua torcida e tentando obter a confiança dos indecisos. No próximo domingo veremos a decisão dos eleitores.


FÁBRICA


Joinville se notabilizou como cidade amiga da cultura ao criar o seu Festival de Dança. Pela sua grandeza, o evento é destaque internacional. Os joinvillenses gostaram da fama alcançada e estão promovendo o Festival Pianístico. A edição deste ano terminou neste domingo e contou com 22 pianistas de vários estados brasileiros e 5 oriundos de outros países. Foram belas apresentações musicais em palcos teatrais, em escolas, em vários locais públicos da cidade e, nesta 7a. edição, também numa fábrica.


PARAFUSO


O Grêmio foi ao Rio de Janeiro e arrancou um empate de 0 a 0 com o Botafogo. Em São Paulo o Atlético Mineiro também estava arrancando 2 pontos do Palmeiras, mas tomou o segundo gol (ambos de pênalti) e perdeu de 2 a 1. Já contava com o pontinho fora de casa através do golaço de falta marcado pelo Hulk. Com os dois resultados o Palmeiras ficou a apenas um ponto do Botafogo. As duas equipes vão se encontrar em São Paulo, às 9 horas da manhã, do dia 1o de Dezembro, antepenúltima rodada com campeonato nacional e que poderá ser o jogo decisivo, se nenhum deles entrar em parafuso.


SALVA


Neste domingo a torcida de Caxias do Sul levantou mais cedo para assistir ao jogo do Juventude contra o Bragantino. Aos 40 minutos do segundo tempo os paulistas conseguiram empatar. 1 a 1 o resultado final. - Às 4 da tarde tivemos o clássico São Paulo 3 x 1 Corinthians com 9 em campo, o lanterna Atlético Goianiense 1 x 0 Fluminense e o surpreendente Fortaleza, 3o colocado, recepcionando o Cuiabá e ganhando de 1 a 0. Às 18:30 horas mais 3 partidas: Cruzeiro x Vasco, Internacional x Vitória e Bahia x Criciúma. A 28a rodada será encerrada às 20 horas com o Flamengo tentando espantar a crise contra o Athlético. Tite sob fogo cruzado. A torcida acreditando que só Jesus salva.


BRASÍLIA


No futebol de salão o Brasil continua dando as cartas. Derrotou o Marrocos por 3 a 1 e avançou para a uma semifinal do mundial da categoria, que está sendo disputado em Uzbequistão. Vai enfrentar Venezuela ou Ucrânia, que disputam a classificação para a semifinal. A partida para vermos quem vai disputar a final vai acontecer quarta-feira, ao meio-dia, horário de Brasília.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO