IRRECONHECÍVEL
Capitu continua aprontando em Blumenau. Está fazendo tudo aquilo que Machado de Assis não lhe permitiu em Dom Casmurro. Na enchente, deu abrigo para um casal e acabou na cama com os dois e mais a empregada. Ao amanhecer, as duas outras mulheres dormiam e ela acordou com o cano de um revólver apontado para sua cabeça. O homem negro queria matar uma mulher negra. Ela só escapou porque o nosso escritor José Endoença Martins permitiu que escapasse num passe de mágica. Com atraso de cinco dias foi para a conversa com Sherlock Holmes, querendo encontrar o Livro de Borg. No pequeno escritório, que também era quarto de dormir, encontrou o detetive inglês deitado com seu amante, um Negrão, chamado Magic, que lhe olhou maliciosamente e deixou Sherlock com ciúme. Quando soube que era para encontrar um livro, o britânico ficou decepcionado e disse: “Vou designar Magic para o caso”. Este declarou: “Confie em mim Senhora Capitu. Encontraremos o Livro de Borg. Capitu ficou animada. Pensou no divertido do trabalho. Ela e o forte Magic. O que pensaria Bentinho? A consulta com Sherlock Holmes estava encerrada. Ela ia saindo e da porta perguntou: “Senhor Holmes, onde anda aquele seu antigo parceiro, o Senhor Waltson?”. Um sinal de raiva e decepção acentuou as rugas na testa de Holmes. “Aquele infeliz traidor? Abriu uma concorrência quando eu mais precisava dele. Espero que ele morra envenenado pela traição, ou morto para algum criminoso.” Capitu concluiu que Sherlock Holmes havia mudado muito. Estava irreconhecível.
SUTENTÁVEL
A Europa nos cobra medidas ambientais eficazes e ameaça deixar de comprar do Brasil. Da mesma forma empurra com a barriga o Acordo Mercosul com a União Europeia. Os europeus esquecem que depois da II Guerra Mundial, quando os países europeus estavam destroçados, assumimos a missão de reconstruí-los e receber seus fugitivos do comunismo, como já havíamos recebido os que escaparam do nazismo e do fascismo. Sem qualquer preocupação com o meio ambiente trataram de se desenvolver poluindo desmedidamente e agora exigem que tratemos de salvar a natureza. Realmente, a Europa precisa pagar para que na África e América do Sul tenhamos um desenvolvimento sustentável.
BARROS
Nós, aqui, esquecemos que nossos avós vieram da Europa para escapar da perseguição monárquica, sair da cadeia ou não morrer de fome. Aqui se estabeleceram, muitos prosperaram e implantaram o amor e a saudade da Europa. Estamos correndo para obter a dupla cidadania. Queremos que nossos filhos e netos tenham um futuro melhor. Achamos que o nosso sobrenome irá abrir portas por lá. Ledo engano. O comportamento lá é bem diferente. Nada de braços abertos. Os europeus querem os jovens para a ocupação das vagas que não desejam e para contribuir para a previdência social. Nossos dependentes até poderão progredir economicamente. O Galileu, contudo, ensinou que não só de pão vive o homem. E quando surgem as grandes dificuldades, como agora no Líbano, o nosso governo tem que repatriar os brasileiros. Queremos a volta dos patrícios para “esta josta”, como dizia Adhemar de Barros.
MATAS
Existe uma plataforma chamada “Global Carbon Atlas” que criou um projeto e estabeleceu consórcio com mais de 50 instituições de pesquisa ao redor do mundo para reunir observações, estatísticas e executar modelos globais para atualizar e melhorar o orçamento de carbono a cada ano. O maior componente nas emissões de CO2 e a atividade humana. A combustão de carvão, petróleo e gás. Pelos dados de 2023 não nos cabe grande culpa no problema do aquecimento global. O Brasil foi responsável apenas por 1,3%. Para comparação, a China emitiu 30,9% do carbono na atmosfera, os Estados Unidos 13,5%, a Índia 7,3%, a Rússia 4,7% e o resto do mundo 21,7%. Pode ser que no Mapa de 2024 iremos aparecer de forma mais negativa, depois dos incêndios nas nossas matas.
PIROMANÍACOS
Por falar em incêndios nas matas, os brigadistas continuam trabalhando mais de 10 horas por dia, enfrentando labaredas de até 15 metros de altura, vento de 60 quilômetros e fumaça tóxica. Longe de seus familiares, próximos do esgotamento físico e mental, arriscando a vida procuram apagar as chamas originadas pelo desleixo de mãos ignorantes ou pela maldade criminosos e piromaníacos.
PAZ
Na sede da ONU, em Nova York, aconteceu um fato inusitado. Enquanto o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fazia o seu discurso várias representações diplomáticas se retiraram do local, inclusive a brasileira. Foi uma forma de demonstrar o seu desacordo com a política que está colocando em perigo todo Oriente Médio, com o risco de se alastrar para outras regiões. O governante israelense fez um pronunciamento bélico no âmbito da instituição criada para defender a paz.
URUBU
Neste sábado dois jogos da Série A do Brasileirão, que envolvem clubes que estão no G-4: Palmeiras x Atlético Mineiro, às 18:30 horas e Botafogo x Grêmio, às 21. No domingo a conclusão da 28a rodada. 11 da manhã Juventude x Bragantino. 16 horas São Paulo x Corinthians, Fortaleza x Cuiabá, Atlético Goianiense x Fluminense. 18:30 Cruzeiro x Vasco da Gama, Internacional x Vitória, Bahia x Criciúma. 20 horas Flamengo x Athlético. Será que a torcida do Mengão vai comparecer em massa no Maraca para vaiar e jogar pipocas no Tite? O clima está ruim e Gerson criticou o esquema do treinador naderrota para o Peñarol e desqualificou o equatoriano Plata, que perdeu um gol incrível, dizendo que tem 380 garotos melhores do que ele no Ninho do Urubu.
Comentários
Postar um comentário