DIVINA
Não fui à Festa do Pirão, em Barra Velha, nem à Festa da Lagoa, em Florianópolis. Mas fui ficar deslumbrado com a Festa das Flores no Parque Vila Germânica. Um espetáculo que nos é oferecido pela natureza e pelo Círculo de Orquidófilos de Blumenau. Mais uma vez tenho que concordar com Zita Koerich, tia da minha mulher, já falecida, que cada vez que via uma flor bonita afirmava: “Eis uma prova da onipotência divina”.
ATAQUES
Os bolsonaristas festejando o fato de que na Avenida Paulista uma multidão foi para ver e ouvir o Mito descendo o porrete no Xandão e em Brasília apenas gatos pingados terem assistir ao desfile do Dia da Pátria, que disponibilizou 200 mictórios para o público. Verdade que para um evento houve convocação e para o outro não. Os lulistas encontraram uma desculpa para a baixa frequência com os 7 graus de umidade e as pessoas não querendo sair de casa. Alexandre de Moraes deve ter voltado para sua residência feliz porque entre os que foram à Esplanada dos Ministérios apareceram apoiadores gritando o seu nome. O Lula chegou sozinho ao palanque, no Rolls Royce. A ausência da Janja foi justificada. Ela foi convidada e viajou ao Catar para a 5a Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques.
MARRA
O assessor especial de assuntos internacionais do presidente Lula ficou perplexo com a decisão do Maduro de revogar a representação do Brasil no trato da embaixada e dos negócios da Argentina na Venezuela. Nosso país, contudo, vai manter a bandeira verde-amarela tremulando no prédio, no qual 6 opositores venezuelanos estão exilados, até que outro país receba a incumbência de zelar pelo espaço considerado território argentino, que está cercado por tropas do reeleito na marra.
ESPANHOLA
O candidato da oposição venezuelana Edmundo Gonzálvez estava se escondendo para escapar da prisão decretada pela “justiça” do seu país. Pediu asilo político à Espanha e Nicolás Maduro mostrou o seu respeito à oposição, que quanto mais longe melhor. Autorizou o salvo conduto e o opositor, que se anuncia vencedor do pleito, no que acredito piamente, seguiu para Madri a bordo de avião da força aérea espanhola.
ONLINE
Independente da realização da Paralimpíada em Paris, com a lotação dos locais dos jogos disputados, aconteceram grandes manifestações em diversas cidades francesas. Foi o protesto da esquerda francesa contra o presidente Emmanuel Macron porque ele nomeou primeiro-ministro Michel Barnier, um político da direita. Jean-Luc Mélenchon, líder do partido esquerdista A França Insubmissa, principal agremiação da coalizão Nova Frente Popular, que venceu as eleições parlamentares francesas deste ano, declarou que Macron “negou a democracia” e que “a eleição foi roubada do povo francês”. Mélenchon quer destituir o presidente e disse que conta com “81 assinaturas de deputados de 3 grupos parlamentares, mais 212 mil assinaturas populares da petição online”.
DESCARTE
Impressionante é ficar sabendo que um litro de óleo combustível usado, lançado em rio ou lago, polui um milhão de litros de água. Quando jogado no chão pode atingir o lençol freático e estraga o solo para o plantio de vegetais. Por isso, quando levamos nosso carro a um posto de gasolina ou oficina mecânica para a troca de óleo devemos nos informar sobre a destinação. Ele pode ser reciclado e volta a ter a mesma qualidade lubrificante anterior. Além disso somos corresponsáveis e podemos ser arrolados em crime ambiental no caso de indevido descarte.
TORCEDOR
Neste domingo, último dia da Paralimpíada de Paris, o Brasil subiu ao pódio 16 vezes e alcançou o total recorde de 89 pódios ganhando 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Conquistamos o quinto lugar no Quadro de Medalhas. Ficamos atrás da China, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Holanda. Mostramos que somos uma potência paralímpica. Eu, porém, fiquei de queixo caído com a Holanda. Os Países Baixos tem um território de 41.526 quilômetros quadrados, menos da metade do tamanho de Santa Catarina. Sua população é de 17.173.000 habitantes. Ficou na nossa frente obtendo 27 medalhas de ouro, 17 de prata e 12 de bronze. Total de 56. Mas o que define a classificação são as medalhas de ouro. Com mais duas teríamos ficado com o quarto lugar. A Paralimpíada foi encerrada com uma bela cerimônia que durou cerca de 3 horas despedindo-se do excelente público torcedor.
FINAIS
Neste domingo tivemos as semifinais do Brasileirão Feminino. Corinthians x Palmeiras e Ferroviária de Araraquara x São Paulo. O Corinthians com a vantagem de haver vencido a primeira partida por 3 a 1 e o São Paulo por haver ganho de 2 a 1. O Palmeiras ganhou de 2 a 1 e foi eliminado. O São Paulo ganhou de 2 a 1 e vai jogar contra o Corinthians as duas partidas finais.
Comentários
Postar um comentário