TEMPOS
A Teka, fundada em 1926, está prestes a se tornar centenária passando por recuperação judicial. Já chegou a ter 4 mil empregados e era a maior empresa têxtil da América Latina na área de cama, mesa e banho. Paul Kuehnrich, o fundador, era um homem simples, amigo dos trabalhadores e da comunidade. Os descendentes mudaram de postura. Assumiram um império e como imperadores passaram a gerir os negócios. Quando o presidente descia a escadaria nenhum operário podia subir. A empresa também desceu a escada do sucesso. Hoje tem 900 colaboradores em Blumenau e outros 1.500 em Artur Nogueira (SP). Tem divida com milhares de credores e trabalhadores que esperam há 12 anos pelos seus salários. A Leiria e Cascaes Advogados foi nomeada para exercer a recuperação judicial, a gestora foi afastada e Pedro Cascaes Neto designado para a presidência provisória. No segundo dia deste mês os funcionários foram surpreendidos com o pagamento de seus salários. As negociações com fornecedores e bancos prosseguem e todos tem interesse em que a Teka volte aos velhos tempos.
EMPRESAS
Por falar em indústria têxtil, na qual Blumenau se consagrou no Vale do Itajaí, neste ano a nossa região criou 11.754 novos empregos na área industrial no período de Janeiro a Junho. Mais vagas de trabalho só foram criadas na Grande São Paulo, que em nosso país possui a maior população e a maior concentração de empresas.
ATAQUES
A Folha de São Paulo levantou a lebre. Mensagens do gabinete do ministro Alexandre de Moraes feitas por assessor para funcionário do Tribunal Superior Eleitoral solicitavam a obtenção de provas contra determinados cidadãos para decisões no STF. Juristas acreditam que este fato pode anular processos porque atos informais. Flávio Dino, que foi ministro da justiça, saiu em defesa do colega. Disse que ele agiu em defesa legítima da justiça. Parlamentares da oposição querem pedir o “impeachment” do ministro da Suprema Corte. Alexandre de Moraes aifrmou que todos os pedidos ao TSE foram documentados e que, como era o presidente do órgão eleitoral, seria “esquizofrênico” se auto-oficiar. Para não deixar a discussão passar em branco, atendeu ao pedido da PF, emitiu nova ordem de prisão dos blogueiros foragidos, Allan dos Santos e Osvaldo Eustáquio, que fizeram ameaças a policiais federais que atuam nos casos presididos pelo ministro do STF, que estariam usando menores para a publicação de seus ataques.
LARÁPIO
O nosso telefone celular, quando não é objeto de furto, pode ser o instrumento perfeito para serem dados golpes criminosos. Segundo pesquisa do Datafolha em pareceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública no Brasil acontecem 4.600 tentativas de golpe por aplicativos de mensagens, por hora, Muitas, infelizmente bem sucedidas, como o da venezuelana, que morreu no acidente com o avião em Vinhedo, que havia recebido 3 mil reais dos direitos trabalhistas e usaria para custear as despesas da viagem de regresso ao seu país. Vizinhas fizeram vaquinha e juntaram dinheiro para ajudar a pobre mulher que foi na conversa de um larápio.
DEMOLIR
No Rio de Janeiro a Prefeitura está derrubando os prédios em construção e também já construídos no Complexo da Maré, no chamado Condomínio do Tráfico. 40 edifícios com apartamentos de alto padrão
foram construídos com o dinheiro das drogas. Na minha opinião, em vez de derrubarem deveriam destinar para inclusão no programa Minha Casa, Minha Vida. Mas, é bem provável que a burocracia legal não permita e seja mesmo preciso demolir.
BRANCO
Um levantamento apontou que em três anos, de 2021 a 2023 a violência matou mais de 15 mil jovens no Brasil, com idades entre 0 e 19 anos. Só no ano passado perderam a vida, por dia, a média de 13,5 crianças e adolescentes. 90% deles eram meninos e destes 82,9% eram negros ou pardos. O risco de um menino negro ser assassinado é 4,4 vezes maior do que o de um menino branco.
BOMBAS
Morreu em São Paulo com 100 anos de idade o japonês Takashi Morita. Ele era sobrevivente da bomba atômica lançada em Hiroshima em 1945, quando estava com 21 anos de idade. Com 31 veio para o Brasil e com 60 tornou-se pacifista. Pregou pela paz mundial em escolas e outros locais. No seu sepultamento, sua filha contou que ele estava decepcionado lamentando sempre que as guerras da Ucrânia e de Gaza mostraram que o trabalho não foi bem feito. O dele foi bem feito. Mal feito foi o dos que não se cansam de jogar bombas.
LOUCOS
Na noite de terça-feira teve jogos da Libertadores. O Atlético Mineiro foi à Argentina para o jogo de ida e empatou de 1 a 1 com o San Lorenzo, time do Papa. Segunda partida em BH. O Grêmio largou na frente do Fluminense ganhando em Curitiba de 2 a 1 e agora bastará um empate no Rio de Janeiro para seguir firme na competição. Noite de quarta-feira e outro clássico envolvendo times brasileiros: Botafogo x Palmeiras. Na Copa Sul-Americana também houve duelo de brasileiros. O Corinthians ganhou de 2 a 1 do Bragantino, em Bragança Paulista. Vai decidir em casa diante do Bando de Loucos.
Comentários
Postar um comentário