MUNICIPAIS
Quando presidente da Fundação Cultural de Blumenau decidi fazer uma reforma administrativa para resolver principalmente o problema da gráfica, que estava lá irregularmente, e da banda municipal cujos músicos eram concursados. Criei um novo cargo de confiança para possibilita que os que se acomodassem ou resolvessem se entregar à pinga pudessem ser despedidos. Ajudei a profissionalizar a Banda Municipal, que adquiriu qualidade e hoje, sob a regência de João Carlos Cúnico, pode dar “show” em qualquer lugar. No dia 2 de Setembro, data dos 174 anos de Blumenau, a Banda Municipal estará colocando música, às 8 horas da manhã, na cerimônia no Mausoléu do Dr. Blumenau, com a presença de autoridades e representantes de entidades municipais.
ASSISTIR
Maria Salete Graf não trabalha para a Netflix. Entretanto está fazendo questão de recomendar que se assista à série brasileira “Pedaços de Mim” que ela e o marido assistiram e acharam muito bem elaborada e com grandes atores. São 17 capítulos que levam para a reflexão sobre a violência sexual e os danos causadores deste tipo de violência muito comum na nossa sociedade. Na sua abalizada opinião: “Vale a pena assistir!”.
QUILATE
O que também não se deve deixar de assistir aqui em Blumenau é o evento que vai acontecer no dia 6 de Setembro, às 20 horas, no Centro Cultural 25 de Julho. Será realizado o concerto do coral masculino “Liederkranz”, que segue a tradição do bel canto germânico. Não é brincadeira: trata-se da nova apresentação do Concerto de 115 anos. A primeira apresentação foi na Igreja Luterana Blumenau Centro, no dia 17 de Agosto, e quem foi adorou a qualidade vocal, a acústica e o repertório que incluiu Beethoven, Mazart, Schubert, Weber e obras sacras e do folclore alemão e brasileiro. O coral dirigido pelo maestro José Carlos Oechsler é formado por 40 membros de alto quilate.
RODOVIAS
O Governo Lula decidiu que a UniPRF deixará Santa Catarina até o final de 2026. O argumento utilizado é que a formação dos policiais federais deve ser mais próxima da superintendência nacional. Serão investidos 43.312.053,00 reais para a construção da nova sede da UniPRF em Brasília, no terreno onde já está situada a PRF na capital federal. O negativo na mudança, com a saída de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, é que tal presença é fator importante para a economia local. De positivo nos resta a notícia de que os que atuam na unidade poderão optar por permanecer em nosso Estado. Temos um déficit no efetivo e se ficarem poderão ajudar na fiscalização das rodovias.
INVISÍVEIS
Um trabalho conjunto do Ministério Público Federal, da Receita Federal e da Polícia Federal prendeu 14 suspeitos de movimentarem bilhões em fraudes bancárias. Trinta carros de luxo foram parar na garagem da PF. A operação aconteceu na cidade de São Paulo, em mais 13 municípios do interior paulista e em Belo Horizonte. Os alvos do esquema foram duas empresas que se apresentavam como “fintechs” para oferecer serviços de bancos digitais. Elas anunciavam a abertura de contas de pessoas físicas e jurídicas, empréstimos, financiamentos e maquininhas de cartões. O que levantou a lebre foi a oferta de “conta garantida”, para fugir de bloqueios judiciais. A inteligência da PF vislumbrou lavagem de dinheiro. Estes bancos digitais tinham contas em duas instituições financeiras de grande porte, bancos que eram coniventes. A conta aberta era dividida em subcontas, em que os titulares eram empresas de fachada e outras que realmente existiam. Elas faziam transações financeiras entre si e ficavam invisíveis ao sistema financeiro. Os usuários dessas contas eram exatamente pessoas acusadas por crimes, como dívidas trabalhistas, dívidas tributárias altíssimas, que se utilizavam desses serviços para não ter o patrimônio atingido por bloqueio, penhora ou rastreamento. A Justiça providenciou o cancelamento das atividades de194 empresas usadas no esquema pela organização criminosa. A Polícia Federal calcula que a fraude movimentou cerca de 8 bilhões de reais. Talvez o maior cliente era o Primeiro Comando da Capital que lavava o dinheiro nas contas invisíveis.
CRIATIVIDADE
Cada vez que ouço alguém falar em sobra de mão de obra no Brasil sempre contesto. Na verdade temos sobra de gente e falta de mão de obra. O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, aponta que, para atender as demandas produtivas até o próxsimo ano, o país precisaria qualificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações fabris. Segundo o relatório, em 4 anos deverão ser criadas 497 mil novas vagas na indústria, elevando o número de empregos formais no setor para 12,8 milhões. Gustavo Leal, diretor geral do SENAI, principal instituição que capacita mão de obra para o setor, opina que o perfil do profissional mais demandado hoje reúne características como rápida adaptação às mudanças tecnológicas, pensamento crítico e criatividade.
LARGAR
Até levei um susto quando vi na televisão propaganda do Magazine Luiza anunciando parcelamento de 21 vezes sem juros. A condição para este super crediário é a compra ser feita no site, aplicativo ou com cartão da rede varejista (Cartão Luiza e Cartão Magalu). Para os outros cartões de crédito o prazo máximo sem juros é em 10 parcelas. Uma promoção relâmpago, pois termina neste sábado, dia 31 de Agosto. Então, se você quiser adquirir algum bem para pagar em 21 parcelas, sem juros, trate de fazer a sua compra até a meia-noite. É pegar ou largar.
PÓDIO
Na Paralimpíada de Paris o Brasil está em terceiro lugar atrás da China e Grã-Bretanha. Já ganhamos 8 medalhas de ouro, 3 de prata e 12 de bronze. 23 vezes subimos no pódio.
Comentários
Postar um comentário