HISTÓRIA

 


O gostoso num livro de ficção é que o autor pode dar asas à imaginação e fazer coisas impossíveis acontecerem. É o que acontece em “Enquanto Isso em Dom Casmurro”, de José Endoença Martins, que estou lendo. Ele resolveu trazer do Rio de Janeiro para Blumenau a Capitu da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. 100 anos depois a heroína chega a nossa cidade vestida no estilo Sula Miranda, a rainha dos caminhoneiros, e ganha vida. Sente-se ridícula se vestindo como ela, mas se identifica com todas as blumenauenses porque era a moda e uma unanimidade. Em Enquanto isso em Dom Casmurro, Capitu vai cobrar de Machado de Assis, então professor de literatura brasileira na FURB, mudança na sua história. Começam a acontecer os fatos descritos debochadamente com ela revivendo a louca negra Bertília, que foi real e tornou-se personagem da nossa história.


PAZES


A bebedeira no final de semana pode ocasionar desavenças e acabar em brigas até mesmo entre parentes. Foi o que aconteceu em Blumenau com tio e sobrinho. Os dois homens, de 20 e 35 anos, exageraram no consumo de bebidas alcoólicas e acabaram apelando para facas de cozinha, na Rua Waltraud Voigt, no Badenfurt. Samu e Bombeiros foram acionados e levaram o tio para o Hospital Santa Isabel e o sobrinho para o Hospital Santo Antônio. O sobrinho recebeu atendimento médico e depois foi conduzido à Central de Plantão Policial para os procedimentos legais. O tio continua internado. Passado o porre e curados dos ferimentos será que vão fazer as pazes?


BAFÔMETRO


Também no domingo, em Rodeio, um caminhão capotou e acabou interditando a BR-470. O acidente ocorreu por volta das 20:30 horas, no quilômetro oitenta. Bombeiros Voluntários de Ascurra, Apiúna e Rodeio foram para o local do tombamento do veículo e constataram o derramamento de grande quantidade de combustível sobre a pista e também da carga de sorgo que seria para a produção de ração. Nada foi revelado quanto ao motorista, se saiu ferido e se soprou no bafômetro.


PREJUÍZOS


Fumaça vinda das queimadas na Amazônia chegou a Santa Catarina tornando cinzento o céu e pesteando a qualidade do ar em algumas cidades. Para complicar a situação está acontecendo o nevoeiro marítimo comum neste período do ano na região costeira. Problema para quem programou viagem aérea. Os aeroportos estão sendo forçados a não permitir partidas e chegadas dos aviões. Saguões superlotados com gente cansada e desanimada. Para muitos, principalmente empresários, atrasos e cancelamentos de voos representam enormes prejuízos.


TERMÔMETROS


Esquentou bastante mas o inverno ainda não terminou. O serviço de meteorologia inclusive detetou e anunciou que uma nova massa de ar frio já tem data para chegar ao Centro-Sul do Brasil. Não é bom guardar a roupa quente, nem os cobertores. Está previsto que ar polar avançando a partir da Argentina e Uruguai irá alcançar os três estados sulinos entre os dias 23 e 24 e fará cair a temperatura até o dia 26, a próxima segunda-feira. Nos locais mais altos teremos até temperaturas abaixo de zero apontadas nos termômetros.


APRESENTADOR


Após a morte de Silvio Santos, indiscutivelmente o maior animador de auditório que já viveu no Brasil, o presidente Lula decretou três dias de luto oficial no território nacional. O ato trata-se de homenagem a pessoa relevante para a nação. A bandeira do Brasil é hasteada a meio mastro em órgãos públicos. Mas, sendo ato simbólico, não representa feriado, nem ponto facultativo. Não há alteração no funcionamento das repartições públicas. O Governo de São Paulo não ficou por baixo. Decretou luto oficial de sete dias pela morte do dono do SBT e seu mais popular apresentador.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU