CULTURA
O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e representa 3% do PIB. A profissão de artesão só foi regulamentada em 2015 e pode ser exercida de forma individual, associada ou cooperativada. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. Os primeiros artesãos brasileiros foram os indígenas e hoje o artesanato garante o sustento de muitas famílias e comunidades. Em Blumenau não é diferente e, felizmente, abriu-se espaço para realizarem a sua “feirinha”, inclusive em plena Rua XV. É preciso frequentá-la e prestigiar comprando, pois se a Cultura é a raspa do tacho, o artesanato é a raspa do tacho da Cultura.
CARCERÁRIOS
O Lula prometeu picanha para o povo brasileiro. Ainda não deu para tanto. Tem aqueles que não querem esperar pelo novo milagre econômico brasileiro e tentam obter a carne nobre de graça. Foi o que aconteceu num supermercado da Rua João Pessoa, em Blumenau. Um homem estava escondendo uma peça de picanha, no casaco, e foi flagrado por funcionário. Disse que ia buscar o cartão de crédito no carro. Todavia ia escapar a pé. Foi perseguido pelo funcionário do supermercado e agrediu o rapaz. O dono de uma barbearia viu e interveio ajudando a dominar o fujão que lamentou estar sem a faca e não ter revólver. Em vez de picanha vai comer a gororoba servida aos hóspedes carcerários.
CINQUENTÕES
Comenta-se que está caindo a fecundidade no Brasil. Na minha opinião a fecundidade permanece a mesma. O que está acontecendo é o que constatei na Alemanha. As mulheres não querem mais ter filhos como nossas avós. Quando tem uma criança, depois de terem viajado bastante e adquirido os bens que sonhavam ter, os casais se dão por contentes. Assim é que aos poucos vamos deixando de ser uma Nação de Jovens e em 2042 nossa população começará a diminuir. A previsão é que em 2030 haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos do que crianças. Até 2070 com a expectativa de vida de 86,1 anos para as mulheres e 81,7 para os homens seremos um País de Idosos. 37,8% serão idosos e representarão a maioria da população. Hoje a taxa é de 15,6% que só é menor do que a do grupo de 15 a 24 anos, que é de 14,8%. De 0 a 14 anos são 20,1%; entre 25 e 39 estão 23,2%; e entre 40 e 59 anos 26,2% que são a maior fatia. Isto significa, segundo os dados da IBGE, o Brasil é hoje uma terra dos quarentões e cinquentões.
SAGRADO
O Padim Ciço, como os nordestinos chamam o Padre Cícero Romão Batista, é uma das figuras mais conhecidas da nossa história. Ele, que sempre batalhou pelos pobres, foi popularmente santificado. O que muitos não sabem é que foi excomungado da igreja católica. Tudo porque em 1o de Março de 1889 ao dar a comunhão para a beata Maria Araújo partícula da hostia se transformou em sangue na sua boca. O fato se espalhou como milagre e o bispo não acreditou. Queria que o Padre Cícero, capelão e depois pároco em Juazeiro do Norte, desmentisse o fenômeno e confessasse que fora embuste. Com toda sua fé, o reverendo acreditava no que presenciou e não desmentiu. Foi excomungado, porém nunca tirou a batina, nem abandonou a igreja católica. “No Livro Sobre Livros” nosso escritor Eneas Athanázio, que peregrinou por lá, comenta a obra de autoria da freira belga Annette Dumoulin que estudou mais de 40 anos tudo o que se relaciona à vida do Padre Cicero, as romarias e os romeiros e publicou em 2017 a biografia que considera a mais completa. O Papa Francisco propôs a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero, reconhecendo o caráter evangelizador de sua missão e a fidelidade ao catolicismo. O Santo Ofício, contudo, não o absolveu. Mesmo excomungado é considerado santo por uma multidão de devotos e Juazeiro do Norte é tido como um local sagrado.
FURADA
Como para investimentos o dinheiro está curto no cofre da União, o presidente Lula e seu ministro da fazenda Fernando Haddad resolveram chamar para reunião os presidentes dos fundos de pensão do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios e Petrobras para concitá-los a investir em obras do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento. Esta iniciativa já aconteceu em 2015 e foi bastante funesta. Apenas o Previ do BB não sofreu prejuízo. O mais afetado foi o Postalis, dos Correios, que ficou com um dívida de 15 bilhões de reais. Os presidentes das autarquias afirmaram que aceitam o pedido desde que o BNDES dê o seu aval. Não querem embarcar novamente em canoa furada.
ENTREVISTAS
Em Bauru, no interior de São Paulo, existe uma emissora de rádio, a Auriverde, que tem um canal no “Youtube”. Não me perguntem como foi que conheceu de o jornalista gaúcho Fabiano Golgo, que mora em Praga, na República Tcheca afirmar que sabe quem pagou para que Jair Bolsonaro fosse eliminado. Não citou nome, por questão legal, conforme disse. Contou que quem conhece toda a história é Patrick Brito, o “Hacker” que em 2018 bisbilhotou a vida do deputado federal e pré- candidato Jair Bolsonaro sem encontrar podres e em 2020 voltou a invadir celulares sendo infrutífera a espionagem. Contratado também para “hackear” Adélio Bispo, o esquizofrênico que deu a facada de Juiz de Fora no dia 6 de Setembro de 2018. Afirmou que o atentado não foi iniciativa da Esquerda e sim de um influente político paulista. Acredita que quem o contratou foi também o mandante do crime? Patrick Brito. não nominou publicamente o contratante por precaução. Mostrou vários documentos e fotos capturados e comprobatórios do que fez. Apesar de todas as provas, com documentos e fotos, a denúncia não encontrou eco na Abin, PF, Polícia Civil de São Paulo, Justiça, Congresso Nacional, nem na grande imprensa. Nada aconteceu. Mais um mistério da nossa pátria. Vale a pena dar uma olhada no ”Youtube” no canal da Rádio Auriverde e ver as entrevistas.
Comentários
Postar um comentário