CAXIAS



No dia 25 de Agosto de 1803 nasceu no Rio de Janeiro um menino que foi batizado com o nome de Luiz Alves de Lima e Silva. Ele cresceu, foi político e militar, recebeu o título de Duque de Caxias e hoje os historiadores o classificam como o maior oficial militar brasileiro. Sua reputação, após a sua morte, foi ofuscada pela do Marquês do Herval, Manuel Luís Osório, o General Osório e principalmente após a abolição da monarquia. Mas aos poucos foi sendo reconhecido o seu valor incorporando o ideal do soldado. Em 13 de Março de 1962, ele que já era chamado de “O Pacificador” foi homologado com o título de Patrono do Exército. O 25 de Agosto virou o Dia do Soldado e militar ou civil que cumpre rigorosamente regras e determinações e exige o mesmo dos colegas e subordinados é chamado de Caxias.


COLIGAÇÃO


Na primeira semana depois de dada a largada para a corrida dos candidatos atrás dos votos já aconteceram mais de 11 mil denúncias de irregularidades no Brasil. Em Santa Catarina o Tribunal Regional Eleitoral registrou 383. Prevalece o descumprimento do que preceitua a lei quanto à adesivação dos carros na campanha eleitoral. Os veículos só podem ser adesivados no vidro traseiro e nos laterais. Outro abuso é o uso de bonecos. Eu até acho que isso é um exagero. Quero ver a quantos milhares chegarão as reclamações quando começar a batalha nas emissoras de rádio e televisão, com a apresentação de entrevistas com votantes previamente escolhidos e pesquisas duvidosas, bem como quando os especialistas começarem a usar os robôs para espalhar notícias verdadeiras e falsas nas redes sociais buscando promover o seu candidato e prejudicar os demais, mesmo que sendo de seu partido e coligação.


ESCREVE


A revisão da vida toda volta à baila no STF para dar uma esperança aos cem mil aposentados que se sentem injustiçados. Até a próxima sexta-feira, dia 30, os 11 ministros devem julgar os recursos apresentados contra a decisão da Suprema Corte. O relator, Ministro Cássio Nunes Marques, se pronunciou negativamente. Fosse sobre aposentadoria de togados a maioria votaria a favor do cálculo pelas contribuições da vida toda. Como é em favor de reles mortais por certo vai repetir a decisão tomada em Março ferrando milhares de veteranos, inclusive este humilde jornalista que lhes escreve.


CISNE


Sendo o filho mais novo do Mito e residindo num Estado Conservador, Jair Renan Bolsonaro tem tudo para ser eleito vereador de Balneário Camboriú. Penso que sua candidatura não será atrapalhada pelo pedido feito pelo Santander, aceito pela Justiça, para que sejam bloqueados seus bens para pagamento da dívida de 360 mil reais que tem junto ao banco espanhol. Não vai dar para liquidar a conta. Ele acaba de declarar para a Justiça Eleitoral que tem um patrimônio de 46 mil reais. Só se, uma vez eleito, possa pagar parceladamente com a remuneração de vereador. Aí fica na dependência da ajuda do voto do eleitorado, porque a família não o ajuda. É o patinho feio sonhando um dia também virar cisne.


PATRIOTA


Conforme informação do UOL, o empresário Esdras Jônatas dos Santos, investigado por financiar e organizar os ataques golpistas de 8 de Janeiro de 2023, fugiu do Brasil, com a ex-esposa Kathy Le Thin Thanh My dos Santos, e está morando em Fort Laudardale, nos EUA. Declarou que está comendo lixo e quis vender um Porsche, pela metade dos 400 mil reais que o carro vale, para se sustentar no exterior. O Porsche, que está no nome de Kathy, foi confiscado e encontra-se no pátio da PF em Belo Horizonte. Esdras e Kathy possuem mandados de prisão em aberto, estão com as contas bancárias bloqueadas, os passaportes cancelados e proibidos de usar as redes sociais. Esdras se diz vítima de “perseguição política” e declarou: “O André do Rap, traficante (foragido) é solto. O helicóptero dele é liberado e um empresário que trabalhava, pagava impostos, a Polícia Federal prende o carro dele”. Confesso que fiquei com pena do patriota.


GRANDE


Na queda de braços com o ministro Alexandre de Moraes, o dono da X aproveitou para dar mais uma tacada. Como houve ameaça de prisão da mulher que dirigia o escritório no Brasil, Elon Musk simplesmente decidiu fechar a representação em nosso país. Os usuários, contudo, poderão continuar usando o antigo WhatsApp e difundindo verdades e mentiras a seu bel prazer. É briga de cachorro grande.


LAMA


O voleibol feminino de Blumenau está mergulhado em enorme confusão. A crise atinge até mesmo as categorias de base. As jogadoras que disputaram a Superliga estão com 3 meses de salários atrasados. As meninas foram obrigadas a vender cada uma 5 blocos com 20 folhas de rifas custando 5 reais o bilhete com a promessa do dinheiro ser destinado para a base e os recursos levantados foram utilizados para pagar dívida com a Superliga. Nem estão registradas para alguma competição. Conforme o papo de bastidores, o Clube estaria articulando a criação de um novo CNPJ, procedimento conhecido, usado e aprovado pela Gestão da Confederação Brasileira de Voleibol. As meninas do infantil e juvenil demonstraram a coragem para denunciar que falta para renomadas jogadoras adultas, com receio de represálias e portas fechadas. O treinador do masculino André Donegá declarou para o portal “O Tempo” que as gestões do masculino e feminino são completamente separadas. Mas lamentou profundamente ver o nome da cidade envolvido nesse mar de lama.

 

ELIMINATÓRIO


Uma colher de chá para o futebol feminino. O Brasileirão das moças chegou às quartas de final. Classificados Corinthians, Bragantino, Internacional, Ferroviária de Araraquara, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio e São Paulo. O time a ser batido é o Corinthians, que está desfalcado pelas contusões, inclusive de craque que se machucou jogando pela seleção na Olimpíada. No sábado perdia de 1 a 0 para o Bragantino e no fim conseguiu empatar. Manhã de domingo tivemos Cruzeiro 1 x 2  Palmeiras e Inter 1  x 1 Ferroviária. Segunda-feira, 17 horas, em campo Grêmio x São Paulo. São a primeira das duas partidas com caráter eliminatório.

 

RODADAS 


No Brasileirão dos marmanjos, no sábado, à noite o Palmeiras goleou o Cuiabá por 5 a 0, o Fluminense do Mano Meneses foi a BH e ganhou de 2 a 0 do Atlético Mineiro e o Atlético Goianiense derrotou o Juventude por 2 a 1. Neste domingo pudemos ver pela TV Globo a empolgação da torcida do Criciúma lotando o Heriberto Huelse para ver o seu time contra o Grêmio e perdeu de 1 a 0. O líder Botafogo foi a Salvador para enfrentar o Bahia de Rogério Ceni. Não foi além do 0 a 0. O surpreendente Fortaleza recebeu o desesperado Corinthians, venceu por 1 a 0 e assumiu a liderança. O São Paulo gaqnhou de 2 a 1 do Vitória, Internacional 1 x 0 Cruzeiro e Flamengo 2 x 1 Bragantino. Na noite desta segunda-feira Vasco da Gama x Athlético. Jogos da 24a. das 38 rodadas.




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO