VIDA

 


Não me canso de admirar o salto de qualidade havido em Itajaí. Agora leio o que escreveu Dagmar Spautz. Pesquisa da Brain Inteligência e Estratégia, focada no setor imobiliário no país, indicou uma demanda anual de mais de quatro mil moradias em Itajaí. É o dobro da média nacional. A necessidade é fruto do crescimento econômico e das oportunidades de emprego que tem atraído novos moradores. Com seu porto voltando a funcionar normalmente muitos outros virão em busca da melhoria de vida.


SAUDADE


Mas tem muito brasileiro querendo deixar o nosso país em busca de maior segurança e custo de vida mais barato. Quatro milhões de brasileiros foram atrás do sonho de melhorar fora do Brasil. Não mais com destino aos Estados Unidos e Europa. Os países preferidos atualmente são Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile, que tem a vantagem de ficar perto e poderem facilmente visitar os parentes e matar a saudade.


BARRIGA


Vídeos mostrando plataformas de vidro em montanhas da China chamaram a atenção e criaram o desejo de se fazer o mesmo por aqui. Rancho Queimado está anunciando que no dia 25 de Julho vai inaugurar a maior estrutura de aço com piso de vidro especial sobre penhasco em seu solo, que será a maior plataforma com mirante turístico de Santa Catarina. A atração emocionante ficará na Serra da Boa Vista. Vai ser daquelas que dão um friozinho na barriga.


DEMOCRACIA


Está se aproximando a eleição na Venezuela. O seu presidente, Nicolás Maduro fez uma declaração aterrorizante. Afirmou que se perder a eleição vai haver um banho de sangue na Venezuela, com uma guerra civil. Não sei se foi uma tática para assustar os eleitores que pensam em votar no candidato da oposição no dia 28. Terrível se, já que não deu certo a guerra contra a Guiana para anexação de território, queira mesmo desenvolver uma luta armada fratricida. Dois dias depois o presidente Lula declarou: “A Venezuela é livre para eleger quem quiser”. Para muitos ficou em cima do muro ou lavou as mãos. Ele, na sua opinião, acredita que seu governo não deve opinar sobre escolhas nos países vizinhos. “Por que eu vou brigar com a Venezuela, com a Nicarágua, com a Argentina?” disse o nosso presidente. No fundo segue antigo preceito da nossa democracia.


URUGUAIO


Acho correta a atitude do Itamaraty de não se imiscuir em assuntos internos de outras nações. Só tivemos um hiato quando o regime cívicomilitar de 64, saiu em apoio aos EUA que queriam evitar o crescimento da influência soviética no nosso continente e evitar novos casos, como o de Cuba. O Brasil resolveu contribuir para derrubada dos eleitos no Chile e planejou invadir o Uruguai se a eleição fosse vencida pela coalizão de esquerda. A “Operação 30 Horas” foi detalhada em documentação do governo dos EUA e aponta que o governo do general Emĩlio Garrastazu Médici ajudou a fraudar o pleito uruguaio.


GELADO


A Rússia anunciou ter descoberto uma das maiores reservas de petróleo e de gás natural do planeta. Estimativa de 511 bilhões de barris de petróleo, mais do dobro da Arãbia Saudita e 32 vezes maior que as nossas reservas. A localização é na Antártica, no mar de Weddel. O Reino Unido classifica essa área como parte do seu território ultramarino e também é reivindicada pela Argentina e Chile. A Rússia comentou que a descoberta foi feita em pesquisa puramente científica, não se tratando de prospecção. Vale lembrar que a região é protegida pelo Tratado da Antártica de 1959, que proíbe qualquer desenvolvimento mineral ou petrolífero no continente gelado.


LOCO


Os jogadores da seleção argentina cantaram versos racistas e homofóbicos contra os franceses ao comemorarem a conquista da Copa América. O secretário de esportes da Argentina, Julio Garro, cobrou um pedido de desculpas dos craques da sua seleção e de Claudio Tapia, titular da Associação de Futebol Argentina. O presidente Javier Milei demitiu o secretário de esportes, saiu em defesa dos pebolistas e declarou alto e bom som: “Ninguém pode dizer à Seleção Argentina, Campeã Mundial e Campeã da Amẽrica o que dizer, o que pensar ou o que fazer”. A vice-presidente Victoria Villarruel, por seu turno, qualificou a França como colonialista e os franceses como hipócritas frente ao racismo. Karina Milei, secretária da Presidência e irmã do presidente Milei, foi à embaixada da França para “explicar que o infeliz comentário ocorrido nas redes sociais foi a título pessoal e não é a posição do governo misturar questões esportivas com questões diplomáticas”. A polêmica acontece antes da viagem de Javier Milei a Paris, como convidado do governo francês para a abertura dos Jogos Olímpicos. Em coletiva à imprensa, Manuel Adorni, porta-voz da presidência declarou: “As relações diplomáticas com a França estão intactas”. Está parecendo “tango de criollo loco”. 

 

VICE-LIDERANÇA 


O Criciúma foi a Brasília para pegar o Flamengo com a volta dos uruguaios e não tremeu na base. Marcou bem e terminou o primeiro tempo ganhando de 1 a 0, com gol marcado pelo zagueiro Rodrigo. No segundo tempo o Flamengo foi para cima. 15 minutos e pênalti de Rodrigo em Arrascaeta. Pedro cobrou muito mal e o goleiro Gustavo defendeu. Escanteio em seguida e Pulgar cabeceou no travessão. Viña para Arrascaeta, este dá um passe com açúcar para Pedro e gol de empate. Duas bolas em campo, Cebolinha dentro da ãrea e ia chutar. Barreto chutou a outra bola e bem na que estava no dimínio do flamenguista. O árbitro seguiu o regulamento e deu pênalti pro Mengão. Gabigol cobrou e fez a torcida vibrar. Goleiro num canto e a bola no outro. 2 a 1 para o rubro-negro carioca. O Criciúma não se entregou. Lutou até o fim tentando empatar. Mas não deu e o Flamengo foi para 34 pontos ganhos. Se o Palmeiras não vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte vai assumir a vice-liderança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO