INICIATIVA

 


O artista plástico blumenauense Luís Bernardes quis fazer sua homenagem aos 200 anos da colonização alemã. Transformou a margem da Avenida Beira Rio e as varandas do andar térreo do prédio da Prefeitura numa galeria a céu aberto. Nas grades de proteção da Beira Rio 70 painéis com imagens e textos impressos em estrutura de ferro, com a iluminação individual das obras feita com refletores de energia solar. Colados nas pardes de vidro da Prefeitura 39 painéis impressos em alta resolução aplicados sobre vinil. Uma maneira nova e democrática mostrando, gratuitamente, a contribuição dos alemães para Blumenau. Excelente iniciativa.


ARTÍSTICO


Em Joinville, no Festival de Dança, as mães ajudam a lotar o Centreventos Cao Hansen. Vão para admirar e aplaudir freneticamente as filhas se apresentando no palco. A organização resolveu inverter os papéis. Foi programado um espetáculo em que as mães foram se apresentar e as filhas estavam na plateia. As mães, que já passaram dos 40, mostraram que não ainda não perderam o rebolado. As filhas, que viraram “tietes” ficaram emocionadas com o desempenho artístico.


NATURAIS


O nome J. Borges não é nacionalmente conhecido. As xilogravuras do artista pernambucano, contudo, são amplamente reproduzidas e difundem cenas nordestinas. Nascido em Bezerros, no Agreste, onde passou toda sua vida. Só frequentou a escola durante um ano. Aprendeu a ler, escrever e fazer contas. Na juventude foi carpinteiro e pedreiro, até descobrir a literatura de cordel. Tornou-se poeta e escritor e mestre da arte popular brasileira. Ariano Suassuna ajudou a levar a obra do amigo para o mundo. José Saramago era outro fã. O livro “O Lagarto”, do escritor português, ganhou ilustrações do artista pernambucano. O presidente Lula deu de presente ao Papa Francisco a obra “A Sagrada Família” de J. Borges, que, na manhã desta sexta-feira, faleceu com 88 anos de causas naturais.


INFARTO


Outra perda para a cultura brasileira aconteceu no Rio de Janeiro. Faleceu com 77 anos de idade a carnavalesca Rosa Magalhães. Graças à sua criatividade, ela vai para a história pela conquista de mais títulos no Sambódromo. Foram 7 em 50 anos de Carnaval. Venceu com a Imperatriz Leopoldinense 5 vezes, Unidos de Vila Isabel e Império Serrano. A primeira foi com a Império Serrano, em 1982, ao lado de Lícia Lacerda com “Bum bum paticumbum prugurundum”. Ela tinha a capacidade única de descobrir histórias e contá-las a partir de uma linguagem inventada pelos brasileiros: o desfile das escolas de samba. Rosa Magalhães ganhou o Prêmio Emmy na categoria figurino pelo trabalho na abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Em 2016 foi responsável pela cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio. Para o jornalista e amigo Fábio Fabato, Rosa merece estar no mesmo altar de artistas como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ela faleceu no dia 25 de Julho vítima de infarto.


TERRORISTA


45 mil homens e mulheres de vários países, inclusive do Brasil, estão em Paris com a missão de garantir a segurança dos 15 milhões de visitantes e 10,5 mil atletas dos Jogos Olímpicos. Como se recorda, a França já foi palco de terríveis atos terroristas. Polícia nas ruas e vândalos realizando atos de sabotagem, com uma série de incêndios, afetando várias linhas do trem bala. Na vizinha Bélgica, mais precisamente na Antuérpia, a polícia prendeu sete indivíduos que procuravam substâncias químicas para explosivos. Eles declararam que fazem parte do Braço Islâmico. Às vésperas da cerimônia de abertura da Olimpíada, a vasta operação antiterrorista belga interrompeu a preparação de um atentado terrorista.


QUINTINO


O grande craque Zico nunca disputou uma olimpíada. Participou da fase preparatória, mas não foi convocado para integrar a seleção olímpica brasileira. Talvez porque era muito pequeno e magrinho. Agora foi convidado para ser o Embaixador do Time do Brasil. Como tal foi para Paris levando junto a esposa. Na frente do hotel em que se hospedaram, chegaram num táxi. Enquanto um bem falante distraia o casal e o motorista, outro, rápido no gatilho, abriu o carro e levou a mala. Dentro desta estavam 200 mil euros e dólares, um relógio Rolex e uma joia cravejada de brilhantes. É duro sair do Rio para ser assaltado em Paris. Logo na França que tem o Galo como símbolo passaram a mão em bens do Galinho de Quintino.


ALTURA


O mundo assistiu à cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, que representou uma grande inovação, debaixo de chuva intensa. Pela primeira vez não houve a marcha festiva das delegações. Foram utilizados 85 barcos para navegar um trecho de 6 quilômetros do Rio Sena transportando alguns membros selecionados das 208 delegações. Do Brasil 130 atletas. Início na Ponte Austerlitz. Ponto final do maravilhoso desfile aquático no Trocadero, esplanada em frente à Torre Eiffel com seus 330 metros de altura. Foram "shows" artísticos, imagens históricas, uma amazona cavalgando cavalo mecânico, descendo o rio e levando a bandeira olímpica, hasteada com orquestra e coro interpretando o hino olímpco. Depois o agradecimento da ONU pela participação da,Delegação dos Atletas Refugiados, a saudação do presidente do Comitê Organizador TonyEsanguet 100 anos depois da edição feita em Paris a cidade do amor, Em seguida o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o alemão Thomas Bach, em francês castiço se pronunciou e enalteceu a beleza de Paris, a cidade natal do criador dos jogos olímpicos e disse que o atletas e as atletas que estão ali fazemdo o evento esportivo que une o mundo. Convidou a todos para disputarem os jogos olímpicos em paz. O presidente da França, Emmanue lMacron declarou por aberta a  XXXIII edição da Olimpíada e  um malabarista mascarado carregando a tocha não se deixando reconhecer  a entregou para o craque Zinedine Zidane e este para Rafael Nadal, que foi para uma lancha juntamente com Serena Williams, Nadia Comaneci e Carl Lewis. Entregarem para uma sequência de 12 vencedores olímpicos franceses, um casal acendendo a pira olímpica num balão aerostato, que arderá até 11 de Agosto, com a Torre Eiffel decoarada com os 5 anéis olímpicos..


REBAIXAMENTO


O Grêmio foi a São Paulo e só na ganhou do Corinthians porque o árbitro, num erro escandaloso, deu um pênalti a favor do time paulista. “Grêmio esperneando e Corinthians silenciando. Amanhã os papéis se invertem. Sabe por que? Porque aqui no Brasil ninguém quer melhorar a arbitragem. Todo mundo quer ser beneficiado”, comentou Danilo Lavieri, que não conheço e concordo plenamente. Com o empate de 2 a 2 o Grêmio deixou de somar mais dois pontos e não conseguiu sair da zona do rebaixamento.


BRAGANTINO


Na Copa Sul-Americana o Inter empatou com o Rosário Central e foi eliminado. O Cuibá também foi eliminado porque perdeu em casa do Palestino por 2 a 1. Já o Atlhético se classificou ao derrotar em Curitiba o Cerro Portño do Paraguai por 2 a 1. Cinco clubes brasileiros nas oitavas de final. Fortaleza, Corinthians, Athlético, Bragantino e Corinthians. Só quatro poderão chegar às quartas de final, pois uma vaga será decidida entre dois brasileiros: Corinthians e Bragantino.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO