BAIXAR
Respeitando as regras internacionais o Brasil suspendeu a exportação de carne de aves e seus produtos para 44 países. A medida foi tomada por causa da confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento comercial no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. O impedimento da certificação para exportação para China, Argentina, Peru e México por 21 dias em todo território nacional atinge fortemente Santa Catarina. Para outros 30 países a restrição fica limitada às exportações do Rio Grande do Sul. Para outros 10 o impedimento é para um raio de 50 quilômetros do foco. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango, atrás do Paraná e Santa Catarina. O ministro da agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o consumo de produtos avícolas permanece seguro após a detecção de foco da doença de Newcastle em aviário comercial gaúcho. Se vai sobrar o preço vai baixar.
CIDADES
Um paranaense morreu da febre oropoche. Ele esteve em Santa Catarina e aqui deve ter sido picado por um maruim, mais conhecido como mosquito pólvora e voltou para casa infectado. A morte mostrou que a febre oropoche não é brincadeira. Em Blumenau já foram registrados oito casos e no nosso estado cento e quarenta pessoas tiveram que ser submetidas a tratamento em várias cidades.
FAÇANHA
Não andei olhando para o céu na noite de São João. Penso que os catarinenses aceitaram que é um perigo soltar balão e deixaram de lado a antiga tradição. Em São Paulo um bando de irresponsáveis construiu um balão com 75 metros de altura tendo pendurada grossa corda repleta de foguetes para espoucarem no alto. O artefato acabou arrastando e fazendo capotar um carro, levantou uma motocicleta que foi parar em cima de um poste, provocou princípio de incêndio numa residência e no parquinho de uma creche e o pior estrago que fez quando tocou três linhas de alta tensão e deixou 400 mil pessoas sem energia elétrica. Como os construtores do balão exibidos filmaram e colocaram o ato criminoso em rede social a polícia pode identificá-los e serão punidos pela sua abominável façanha.
AUTORITÁRIO
Nicolás Maduro declarou que, se perder a eleição, a “Venezuela vai virar Brasil”. Será que se referiu à polarização extremada, com a divisão agressiva da população, das famílias e dos amigos? Em 2023 foi dito que o Brasil iria virar a Venezuela. Na ocasião Lula afirmou: “O Brasil não vai virar Venezuela, não vai virar Cuba. Nosso sonho é ser o Brasil mesmo, melhor. Já fizemos o país ser mais democrático, mais rico, ter mais distribuição de renda, ter mais educação e ter mais saúde. Já fizemos uma vez e voltamos a fazer de novo”. Então, se Maduro perder, a Venezuela pode mesmo virar Brasil, sem regime autoritário.
CONTINGENCIAMENTO
Primeiro quero esclarecer que o contingenciamento de recursos é diferente de corte de verbas. Trata-se de uma medida determinada pela Emenda Constitucional 95 de 2016, que instituiu o Teto de Gastos como mecanismo de controle da execução orçamentária. Dez ministérios terão bloqueios temporários, que ficam na dependência de liberação conforme a arrecadação. Cada ministério define quais ações e programas serão bloqueados e as pastas a qualquer momento podem trocar as despesas alvo de bloqueio. É desinformação o alerta para um corte de verbas que na verdade não existe. 15 bilhões de reais foram contingenciados e economistas acreditam que não serão suficientes e novos contingenciamentos terão que acontecer. Segundo o secretário da Receita Federal, se não fosse a desoneração da folha de pagamento de 17 áreas econômicas e das prefeituras de municípios com até 142.633 habitantes a situação seria bem melhor. O ministro Fernando Haddad disse que, se o Congresso Nacional aprovar uma compensação para os 25 bilhões perdidos haverá mudança na atual decisão de contenção e contingenciamento.
OLÍMPICOS
O craque Raí jogou 5 anos no PSG de Paris e tornou-se grande ídolo na França. Politicamente engajado, tal qual o irmão Sócrates da Democracia Corintiana, participou da última campanha eleitoral e discursou contra a extrema-direita. Raí foi convidado e vai carregar a Tocha Olímpica. Irá recebê-la na famosa cidade de Versalhes e cobrir o seu trecho no revesamento até a chegada a Paris para o acendimento da pira que arderá enquanto durarem os Jogos Olímpicos.
BRASÍLIA
O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou o nome dos dois atletas que estarão carregando a bandeira do Brasil no desfile, em barco, nas águas do Rio Sena. Acredito que foi justa a escolha feita para homenagear um atleta de destaque e uma atleta de bela história. Ele é o Isaquias Queiroz da canoagem, o único atleta brasileiro a conquistar três medalhas numa única olimpíada. Ela é a catarinense Raquel Kochhann, capitã da equipe de “rugby seven”, que vai a sua terceira olimpíada após passar pelo tratamento de um câncer de mama, em metástase no osso esterno. Vamos acompanhar pela televisão o desfile que vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 26, às 14:30 horas de Brasília.
Comentários
Postar um comentário