LUGAR

 


Está havendo um movimento da Greenpeace nas redes sociais a favor da educação climática nas escolas. A organização internacional estão pedindo assinaturas de apoio para a consecução deste objetivo. Em São Paulo um grupo de cidadãos fez uma petição pública aos responsáveis pela educação no maior estado do país. Eles pedem a educação ambiental nas escolas para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Através dela, os alunos poderão aprender sobre a biodiversidade, a poluição, as mudanças climáticas, a conservação dos recursos naturais, entre outros temas relevantes para a sustentabilidade do planeta. Eu vou mais além: as crianças poderão ensinar os pais a cuidarem mais do lixo que jogam aos montões e em qualquer lugar.


FUNDO


O Congresso Nacional aprovou o Fundo Clima em Novembro de 2019, seguido pela aprovação da lei que criou a Política Nacional sobre Mudança do Clima, relançado pela ministra Marina Silva em 24 de Agosto de 2023. O objetivo da legislação são ações, estratégias e diretrizes visando à gestão e diminuição do risco de eventos climáticos causadores de efeitos adversos sociais, econômicos e ambientais. Foi do fundo que o governo federal destinou 270 milhões para o Rio Grande do Sul. Como se revelou pouco começa a haver proposições para o aumento da abrangência do fundo.


ÁRABES


Foto estampada na “internet” mostra Dilma Russeff entre os chanceleres da Rússia, China, Índia e África do Sul ilustrando a notícia de que os BRICS estão próximos de realizar negócios comerciais com moedas nacionais. A intenção é criar um sistema financeiro que permita o comércio internacional sem depender do dólar americano. A medida é especialmente benéfica para a Rússia e Irã, que enfrentam sanções internacionais. A declaração foi feita em Moscou pelo ministro das relações exteriores russo, Sergei Lavrov, na reunião que também marcou a entrada dos novos membros: Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes.


NOVEMBRO


Em encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Turquia, Recep Erdogan, pediu apoio para conseguir se tornar membro dos BRICS. Lula prometeu apoiar a demanda turca e afirmou que pretende visitar o país da região que conecta a Europa com o Oriente Médio. Erdogan confirmou que virá ao Brasil para a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de Novembro.



NEGATIVA


Já comentei aqui que a Habitasul não patrocinava eventos esportivos perigosos, por precaução quanto às imagens em acidentes. Eu era supervisor regional e desobedeci quando um sobrinho, que era paraquedista, me pediu um macacão com publicidade da empresa. Afirmou que os saltos eram seguros e já havia saltado não sei quantas vezes. Pois no primeiro salto o paraquedas não abriu e ele quebrou a perna. Não houve cobertura da imprensa e escapei barato. Ele não quis mais saber do macacão achando que deu azar. A Hyundai rompeu o contrato com o Vasco depois que, em Joinville, torcedores vascainos se envolveram em atos de selvageria com rivais do Athlético. Agora o Corinthians, após a revelação escandalosa de gestão desonesta do clube paulista também perdeu a entrada de bons valores no seu caixa. A casa de apostas Vaidebet rescindiu o contrato que ia até o fim de 2026 no valor de 370 milhões de reais. O patrocinador busca visibilidade positiva e esta, dependendo dos acontecimentos, pode ser tornar negativa.


FRATRICIDA


Desde 2015, quando aposentou o caças supersônicos Mirage III, a Argentina perdeu o poder de fogo aéreo. Agora acaba de comprar da Força Aérea da Dinamarca 24 caças F-16, a sua maior aquisição de aviões militares em décadas. O Brasil, por seu turno, lidera o poder aéreo na América Latina mormente com os modernos caças Gripen F-39. Nosso país tem 185 aeronaves com capacidade de combate. São 47 supersônicos Northrop F-5 Tiger II e 24 aviões de ataque AMX A-1. Mas a joia da FAB são os seis caças suecos Gripen já em operação e dezenas mais esperados no âmbito do acordo firmado em 2013 e que estabeleceu que parte desses caças será fabricada no Brasil, fortalecendo ainda mais a indústria aeronáutica nacional. Será que os militares estão pensando em guerra fratricida?


TURCAS


As meninas do Brasil continuam a sua marcha vitoriosa na Liga Mundial de Voleibol Feminino. Na madrugada deste domingo derrotaram a Turquia, atual campeã da Liga das Nações, por 3 a 0. Pela primeira vez na história da competição um país termina a primeira fase sem perder. Com a vitória o Brasil também assumiu o primeiro lugar no “ranking” mundial passando na frente das turcas.


FUTEBOL


Noite se sábado, no Maracanã, o Fluminense perdeu de virada do Atlético Goianiense por 2 a 1 e foi empurrado para a zona do rebaixamento. Em outro jogo da 9a rodada o Bragantino ganhou, também por 2 a 1 do Juventude. Sete jogos neste domingo de: Corinthians 2 x 2  São Paulo, Vitória de 2 x 1 Internacional, Athlético 1 x 1 Flamengo. Às  18:30 Vasco x Cruzeiro, Criciúma x Bahia, Grêmio x Botafogo e Cuiabá x Fortaleza. Na noite de segunda-feira o complemento da rodada com Atlético Mineiro x Palmeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU