FOGUEIRA

 


Pode ser que você nem esteja notando. O outono, contudo, está chegando ao fim, após a mudança do Veranico de Maio para Veranico de Junho. Conforme a divisão exata das estações do ano, às 17:51 horas desta quinta-feira vai ter início o inverno. Sinceramente, recomendo aos meus leitores que ainda não tirem o acolchoado e o casaco do armário. Aguardem para ver o que vai acontecer na noite de São João, que durante muito tempo foi a noite mais fria e na qual íamos tomar quentão e pular a fogueira.


CACHAÇA


O SEBRAE, numa iniciativa muito interessante, está auxiliando municípios catarinenses a fomentarem o turismo através da gastronomia. Prepara lanchonetes, restaurantes, padarias e confeitarias, incentiva os chefes de cozinha para se especializarem e treina o pessoal para o bom atendimento. Em Luiz Alves está realizando a segunda edição do “Sabores da Colonização”. Até o dia 7 de Julho 10 estabelecimentos estão servindo pratos originários da Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Polônia e Portugal, países de onde vieram os imigrantes que colonizaram a cidade. Claro que dando uma pitada brasileira agregando banana e cachaça.


GOIÁS


O Jorginho Mello decidiu mostrar que Santa Catarina não é só terra de alemães, como costumam propalar. Neste dia 20 serão encerradas as inscrições para a participação no Canta Santa Catarina, que será um festival de música sertaneja. O evento para a seleção vai acontecer nas 21 cidades sedes das associações de municípios. 430 candidatos serão classificados em duas categorias: infantil de 8 a 15 anos e adulto a partir dos 16. Estes participarão de todas as etapas regionais e 111 irão para as semifinais, quando 6 crianças e 12 adultos ganharão o direito de participação na final, em Florianópolis, e de cantar com Michel Teló. Para as duas categorias prêmios de 20, 10 e 5 mil reais para os primeiros colocados. O nosso governador quer mostrar para o Brasil que aqui também temos cantores sertanejos tal qual Goiás.


CRIMINOSAS


Drival Caymmi cantava: “Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vai!”. Quando 7 cidades baianas apareceram entre as 10 mais violentas do país, se ele fosse vivo teria mudado a letra para “Enão não vai!” Mas, se a Polícia Civil continuar a Operação Unum Corpus, que nada tem a ver com o candomblé, poderemos voltar a fazer turismo descansados na Boa Terra. Na 13a fase da operação, os 1.000 policiais em ação, cumprindo 530 mandados de prisão e busca e apreensão, prenderam 497 pessoas, a maioria suspeita de envolvimento com organizações criminosas.


ESTUDANTES


Jovens de 15 anos de idade de 64 países foram submetidos no Exame do PISA e a questões de criatividade. Ficamos mal na fotografia. O Brasil ficou com o 49o lugar. O teste se concentrava na busca de soluções novas para problemas antigos. 54% dos adolescentes brasileiros não tem pensamento criativo, com ideias e soluções originais. Não podendo acessar o celular, a nossa rapaziada ficou perdida no espaço. Pelo jeito, nossas crianças não estão desenvolvendo a criatividade nas escolas. Este resultado faz parte do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, a mais importante avaliação do mundo que, pela primeira vez, analisou a criatividade dos estudantes.

 

DELAS


Chico Buarque nasceu Francisco Buarque de Holanda em 19 de Junho de 1944 e ainda jovem tornou-se famoso. Mas a fama não lhe subiu à cabeça. Continuou simples e humilde fazendo que muito acreditem que seja tímido, o que não é. Com versos muito bem elaborados criou uma série de sucessos imortais. Usou seu talento extraordinário para escrever peças teatrais e demorou ate até lançar o primeiro livro. Entrementes já ganhou três prêmios Jabuti e um fã acaba de lançar seu nome para o Nobel de Literatura. Chico Buarque está completando 80 anos esbanjando inteligência e engajamento político marginalmente. Não é possível destacar uma das suas músicas para homenageá-lo. São tantas as suas composições que conquistaram milhões de mulheres e homens que apreciam a música popular brasileira que não me arrisco a citar duas ou três delas.


ELEIÇÃO


Outro dia o presidente Biden ordenou que a polícia da fronteira com o México arrochasse o controle para evitar a entrada de imigrantes ilegais. Em compensação agora decretou que os imigrantes ilegais casados com estadunidenses não sejam mais obrigados a deixar o pais para tentar conseguir o visto de entrada e permanência. Precisam estar vivendo há 10 anos nos Estados Unidos e terem casado até o dia anterior ao decreto. 500 mil estão sendo beneficiados e a oposição afirmou que é uma jogada eleitoral, embora os que receberão o tão almejado “Green Card” (Cartão Verde) não possam votar na próxima eleição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO