AGRADECIMENTO
O prefeito Mário Hildebrandt fez um pronunciamento para explicar o porquê das placas colocadas em 20 entroncamentos de ruas de grande movimento com os dizeres: “SUA ESMOLA É A MINHA (in)DEPENDÊNCIA!” A esmola dada por piedade ou na compra de algum produto nos semáforos é utilizada para a compra de drogas. O chefe do governo municipal então aconselha que não se dê dinheiro para eles que, na maioria, são moradores de rua. Para atendimento aos necessitados o poder público tem órgão especializado. Só não sei se quando ninguém mais der esmola se os pedintes não começarão a passar a mão em anéis, relógios e celulares. Eu prefiro dar um trocado e escutar um agradecimento.
CORPORAL
Antigamente eu só ouvia falar em sarna graçando em quartéis e escolas, principalmente em colégios com internatos. Ela é provocada por um sarcopte minúsculo que só pode ser visto com microscópio. O sarcopte da sarna se alimenta de queratina, uma proteína que constitui a camada superficial da pele, onde escava túneis durante cerca de 30 dias. Nessas passagens a fêmea coloca seus ovos que, em até 10 dias, eclodem e liberam as larvas. Os ácaros então retornam à superfície da pele e completam o ciclo. Coceira, lesões da pele e feridas causadas pelo ato de coçar. O tratamento para cura dura 10 dias. Agora a sarna reapareceu. Ouço que em creches de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Itajai e Blumenau foram confirmados casos da doença. Será que é problema de higiene corporal?
DIARIAMENTE
A direção do Beto Carrero World anunciou que está encerrando a atividade do seu Zoológico, que chegou a ter 1.000 animais de 237 espécies e funcionava há 32 anos. Conforme o comunicado do parque temático, a decisão foi motivada pelo fato de terem concluído que é melhor para os animais viverem próximos do seu habitat natural. Por isso estão destinando os bichos e feras para locais onde serão bem tratados e irão se sentir bem. Eu acho que deve ter pesado na decisão o custo de alimentação. Não é fácil alimentar leões e tigres comendo centenas de quilos de carne diariamente.
CIDADÃOS
A Justiça decretou a prisão de dois ex-diretores das lojas Americanas. A Polícia Federal procurou Miguel Gutierrez e Anna Christina Ramos Saicali e não os encontrou. Ambos estão no exterior. Eles foram incluídos na lista vermelha da Interpol e Miguel Gutierrez foi preso em Madri, na manhã desta sexta-feira. A dupla é investigada na fraude dos registros contáveis, que levaram a um desfalque de 25,3 bilhões de reais. Segundo a PF, as fraudes tinham por objetivo aumentar superficialmente os resultados financeiros da Americanas a fim de valorizar falsamente as ações da empresa na Bolsa de Valores. Anna Christina continua foragida, provavelmente em Portugal. A PF, além dos dois mandados de prisão preventiva que não puderam cumprir, realizaram 15 mandados de busca e apreensão contra outros ex-executivos do grupo. Miguel, sabendo que o escândalo iria explodir”, para brindar seu patrimônio, criou um “engenhoso esquema societário” enviando diversas remessas de valores para “offshores” sediadas em paraísos fiscais. Ele é espanhol e a Espanha não extradita seus cidadãos.
HORAS
A tentativa de golpe de estado na Bolívia ficou parecendo filme cômico. O general Juan José Zúñiga botou tropa na rua e foi ao palácio presidencial derrubar o presidente Luis Arce. Parece que chegou com o tradicional “Teje Preso” e o Arce respondeu: “Preso nada. Você já foi demitido do comando do exército e substituído pelo general Wilson Sánchez”.
De fato após a substituição saiu da Praça de Armas com soldados e pelo menos oito tanques para agir em La Paz. Depois do fracasso da intentona, ao ser preso, Zúñiga declarou que atendera pedido do próprio presidente, que era para melhorar a sua imagem. A palhaçada teve a duração de cinco horas.
CUBANOS
A América é pródiga nestes pastelões. Em Vitória também tivemos uma cena insólita de pega-pega. No aeroporto internacional da capital capixaba, o senador Marcos do Val e o deputado federal Gilvan Almeida ficaram num empurra- empurra e bate boca. Uma semana depois Gilvan foi para o plenário da Câmara e desafiou o desafeto para uma briga num ringue profissional. E no debate presidencial dos EUA o Donald Trump desafiou Joe Biden para uma partida de golfe. Só fico no aguardo para ver o que o Maduro vai fazer se perder a eleição na Venezuela, além de estar mandando secretamente petróleo para os cubanos.
Comentários
Postar um comentário