NORMALIDADE
Roncou trovoada, houve descarga elétrica e chuva forte em Blumenau. O pior estrago foi o buraco que se abriu na Rua Bruno Hering, mais conhecida como Rua do Morro da Companhia. A terra cedeu e rompeu tubulação do esgoto. A passagem do Bairro da Velha para o Centro foi bloqueada só passando caminhões e ônibus no sistema pare e siga. Os veículos de pequeno porte desviados pela estreita Johanna Hering. Do Centro para o Bairro trânsito normal. A Prefeitura trabalhando para tapar o buraco e restabelecer a normalidade.
EDUCAÇÃO
Em reunião com o presidente do Benin, o presidente Lula declarou que os países devem perdoar as dívidas dos países africanos desde que estes apliquem os valores na educação e saúde de suas populações. Afirmou que vai levar esta proposta à próxima reunião do G-20, que reúne os países mais ricos e que são credores. A ideia é boa, pois sabe-se que os povos da África são carentes no que tange ao ensino e à educação.
AÇÃO
O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da fazenda Fernando Haddad são favoráveis à cobrança de imposto sobre a compra de produtos chineses com valores de até 50 dólares. Querem acabar com a entrada irregular de mercadorias enviadas por empresas em nome de pessoas físicas, que garante a isenção. A primeira dama, Janja, pronunciou-se contra. Ela argumenta que quem faz tais compras pela “internet” é gente pobre. O marido, que tem a caneta no Palácio do Planalto, aceitou o palpite e virou contra. É também o medo de perder votos do povão para agradar os empresários do comércio e indústria. Ofereceu-se para conversar com o presidente da câmara, Arthur Lira, para medir a pressão do Congresso e combinar uma linha de ação.
LEGISLATIVA
Auxiliares do presidente da república brasileiro e aliados do senador Rodrigo Pacheco iniciaram conversas para alinhavar a sua entrada no ministério quando este deixar o comando do Senado. Não deixa de ser uma bela jogada para que Lula atraia definitivamente para o seu lado um poderoso parlamentar, com efeitos já em 2024. Rodrigo Pacheco ministro pode assumir o lugar de algum ministro que tenha mandato parlamentar. Acho que a vaga pode ser aberta nas Relações Institucionais. Lula mandando: “Vai pra casa Padilha”. Casa legislativa, pois é deputado federal.
ESTRAGOS
Voltou a chover forte em Porto Alegre e a água começou a subir pelos bueiros voltando a inundar a capital do Rio Grande do Sul. O acúmulo da precipitação pluviométrica e a operação reduzida das bombas afetaram bairros da região mais baixa, como Menino Deus e Praia de Belas. Muitos que estavam voltando para casa, aliviados, tiveram que sair novamente correndo para escapar dos estragos.
AMARGURA
A Folha de São Paulo publicou notícia segundo a qual os Testemunhas de Jeová orientam os seus fiéis a não fazerem doações às vítimas do Rio Grande do Sul. A denominação cristã suspeita de fraudes e “fake news” e diz que prefere concentrar a ajuda na congregação. De fato, em tais oportunidades sempre surgem aproveitadores que enriquecem desviando recursos ou que se apropriam de bens de valor, como aconteceu certa vez em Santa Catarina com os barcos de salvamento que nos foram doados pela Alemanha e sumiram em passe de mágica. Por outro lado não podemos deixar os nossos irmãos gaúchos na rua da amargura.
PRESIDIÁRIO
No TRE do Rio de Janeiro o julgamento de cassação do governador Cláudio Castro, do vice e do presidente da Assembleia Legislativa. O relator do processo acusou que foram contratados 45 mil funcionários, sem concurso público, e milhões de reais de verbas públicas jogados pela janela, para garantir a reeleição. Por ser processo de cassação todos os sete membros do tribunal votando. A maioria julgou que há indícios, mas não provas de que houve influência na eleição e os três foram absolvidos. Os partidos que entraram com a ação anunciaram que vão apelar para o TSE Se for condenado e preso será o quinto governador em sequência a vestir o uniforme de presidiário, até ordem em contrário.
ABERTO
Bernardinho voltou a ser o treinador da seleção masculina brasileira de voleibol. Estreou na Liga Mundial contra Cuba com derrota por 3 a 1. Na noite de quinta-feira jogo contra a Argentina. De virada conseguimos derrotar os Hermanos pot 3 a 2. Às 21 horas desta sexta-feira o adversário será a Sérvia e domingo o confronto com a Itália às 10 horas da manhã. Transmissão pelo SporTV em canal fechado e pela Globo em sinal aberto.
Comentários
Postar um comentário