PLANEJAR

 


Quando vivíamos na Alemanha e nossos filhos foram para a escola verifiquei que lá, desde o ensino básico, todos estudam educação financeira. Nossos bisavós, avós, pais e nós mesmos nunca ouvimos falar a respeito da matéria. Por isso o brasileiro é um povo endividado. Gostei de ouvir que nossos pedagogos despertaram para a importância de um cidadão, desde pequeno, aprender que não se deve gastar mais do que se recebe. É preciso saber planejar.


FIES


O Ministério da Fazenda apontou que o Brasil tem um crédito de 3,1 bilhões de dólares junto a 13 países. Entre eles estão Cuba e Venezuela. O governo federal estuda conceder descontos e outros benefícios, especialmente para as nações africanas. Uma tentativa para receber dos paupérrimos o dinheiro que lhe devem. Uma iniciativa para promover a renegociação tal qual foi feito com os estudantes que ficaram devendo para o FIES.


RECORDE


Os cofres da República Popular da China estão tão abarrotados de dólares que o seu governo comunista-capitalista está partindo para maciços investimentos no exterior. Para o Brasil uma boa notícia. Os chineses querem construir a ferrovia ligando o Porto Açu, no Rio de Janeiro, ao porto de Bayovar, no Peru. Uma ferrovia ligando o Atlântico ao Pacífico. Também é do interesse deles, pois proverá o barateamento do frete nas suas importações. Se eles receberem autorização e vierem com as máquinas que usam no seu território e trouxerem seus trabalhadores, que trabalham 13 horas por dia, a ferrovia transoceânica ficará pronta em tempo recorde.


CARNES


O crescimento das importações de produtos da China, entretanto, está preocupando setores empresariais de Santa Catarina. O que está chamando a atenção é a alta de mais de 50% nas importações de eletrodomésticos. Como a China tem registrado menor crescimento, resolveu exportar por preços mais baixos. O drama é que os chineses são os nossos maiores parceiros comerciais. O gigante asiático é o principal comprador de produtos de Santa Catarina, com destaque para as carnes.


OPORTUNIDADE


Vale a pena ler a mensagem que o Comandante do Exército, General Tomás Paiva endereçou aos jovens incorporados em 2024 e a seus familiares. Citou o Braço Forte, que é a prontidão para garantir a segurança da Pátria, a Mão Amiga, que é a ajuda à população em situações de emergência. Importante também foi lembrar o que disse o poeta Olavo Bilac: “O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia”. Se você puder ler todo o texto não perca a oportunidade.


MUNDIAL


Uma expedição de cientistas brasileiros e japoneses para pesquisar o Elevado Rio Grande, uma cordilheira submersa localizada a mais de mil quilômetros da nossa costa e a dois mil metros de profundidade, acabou fazendo uma descoberta surpreendente. Eles verificaram a presença de granito, uma rocha tipicamente continental. Isto derruba a crença de que tal formação seria composta exclusivamente por rochas vulcânicas. Parte do Elevado é uma extensão da plataforma continental do Brasil, que teria afundado há cerca de 130 milhões de anos, durante a separação do continente sul-americano da África. A descoberta pode expandir a zona econômica exclusiva do nosso país. Podemos ganhar o direito de monopólio sobre as riquezas marinhas presentes nesse novo território. O submersível Shinkai 6500 permitiu o estudo detalhado das formações rochosas, antes impossível. Os mergulhos realizados abriram uma janela para o passado geológico da Terra e representam um novo capítulo na pesquisa marinha e geológica do Brasil. Não se trata só de uma conquista científica de imensa importância. Ela pode mudar a história do Atlântico Sul e fortalecer a posição do Brasil no cenário mundial.


INTENÇÃO


Em Fevereiro li na coluna Stadion, do Sílvio Koehler, no jornal A Voz da Razão, que o IFAB, órgão da FIFA que cuida das regras do futebol estava para criar duas novidades. Implantação do Cartão Azul, que quando aplicado a um jogador faria com que ficasse 10 minutos fora do jogo, e a limitação das reclamações com o árbitro. Apenas o capitão do time com o direito de abordar o homem do apito. Inovações cabíveis, principalmente quanto às reclamações. Mas, vejo que parece que ficou só na intenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO