FERIADÃO
Hoje, Sexta-Feira da Paixão, a Cristandade celebra a crucificação e morte de Jesus Cristo, para ressuscitar no terceiro dia, trazendo a salvação para nós seres humanos. Muitos cristãos já no final do expediente de quinta-feira pegaram seus carros e mandaram-se de preferência para a praia. Foi-se o tempo em que era um dia de total recolhimento, que não se podia cantar, nem assobiar e as estações de rádio que não saiam do ar só tocavam música sacra e erudita. Jesus morreu há quase dois mil anos e agora quer-se aproveitar o feriadão.
PASSAPORTE
Pelas suas riquezas naturais e suas atrações turísticas o Brasil não poderia ter menos visitantes do que a Jamaica, por exemplo. Precisamos fomentar o turismo. Achei interessante o Blumenau Conecta, que oferece Wifi para os visitantes. Minha filha entrou e gostou. Minha neta, que é austro-brasileira, nasceu e vive em Berlim quis entrar e não conseguiu. O aplicativo exige o CPF, que ela não tem. Isto significa que qualquer estrangeiro terá o mesmo problema. Por que não perguntar pela nacionalidade e quando natural de outro país pedir o registro do passaporte?
PROBLEMA
Minha filha, que mora na Alemanha e veio para comemorar o aniversário da mãe, quis comprar pelo aplicativo passagem de ônibus para Florianópolis. Novamente o questionário. Quando pedido o CPF ela registrou. Aí foi solicitado o número do telefone celular e ela colocou o seu alemão e este foi rejeitado. Sendo brasileira sabe do jeitinho. Colocou 49, prefixo da Alemanha, que aqui é da região de Lages, e botou parte do número do seu telefone. Aí funcionou. Um estrangeiro, porém não vai conseguir resolver o problema.
BELCANTO
Segunda-feira, no dia da mentira, Blumenau terá um espetáculo de verdade. Às 19:30 horas, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, no Spaten Platz, estará se apresentando o Kanabenkantorei Basel, da Suíça. São 80 membros com idades de 6 a 26 anos. O coral foi fundado em 1927 como Meninos Cantores da Igreja Evangélica Reformada do Estado da Basileia e posteriormente tornou-se uma entidade independente. A apresentação é gratuita e imperdível para quem gosta do belcanto.
GETÚLIO
Por abrigar aldeia indígena, que atualmente está em José Boiteux, Ibirama teve o seu nome ligado aos índios e à barragem construída em seu território e que não para de provocar discussões e problemas, representando um sério risco para nós no Baixo Vale.Ibirama, que possui pouco menos de 20 mil habitantes, inicialmente chamava-se Hamônia e era uma colônia hanseática, trazendo alemães e italianos, que perseguiram os índios carijós e caigangues para usá-los como escravos. Ibirama quer mostrar que tem história e está promovendo a exposição Revisitando o Passado. A cidade catarinense “tirou da gaveta” fotos históricas antigas, focadas mormente na colonização italiana em Presidente Getúlio.
SABEM
O presidente argentino Javier Milei dá continuidade ao seu governo motoserra. Demitiu 15 mil funcionários dos 70 mil que prometeu em campanha; chamou o presidente colombiano Gustavo Petro de terrorista, porque foi militante das FARCS, o que custou a expulsão do embaixador argentino de Bogotá; disse que é um elogio que o enalte um ignorante como o presidente do México, Andrés Manoel López Labrador falar mal dele. Este retrucou: “Não entendo como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram em alguém que despreza o povo”. Completados 100 dias do seu governo, pesquisa da Atlasintel, ouvindo 2.238 argentinos, apontou que 47,7% da população aprovam a sua gestão, 47,6% desaprovam e 4,6% não sabem.
Comentários
Postar um comentário