APROVEITADOS

 

Saí da minha rotina. Madruguei para ir ao Café com a Imprensa promovido pelo SESCON, na Rivage, marcado para as 7:30 horas. Horário parecendo coisa de padre ou militar. Ao sair e encontrar intenso tráfego congestionado descobri que Blumenau levanta cedo. Era um encontro dos contabilistas com os alegres rapazes da imprensa e o representante da Receita Federal, para esclarecer sobre o Imposto de Renda. Compareceram também o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e o de Gaspar, Kleber Wan Dall. O que mais me impressionou foi ficar sabendo que os fundos da criança e do adolescente e do idoso poderiam receber 10 milhões de reais anualmente e só ficam com 800 mil porque os empresários blumenauenses não fazem uso do direito de doação. Por que deixar o dinheiro ir para Brasília​? Aqui seriam muito bem aproveitados.


EPIDEMIA


Agentes sanitários estão correndo as cidades para encontrar nas casas vasinhos que possam se tornar criadores de mosquitos. Em alguns locais são até acompanhados por militares, para facilitar o serviço. Pois acabo de constatar que no imóvel, lá onde era a Associação da Cremer, comprado pelo SESC, foram derrubadas as árvores e formados vários tanques de água parada. Excelente para servir de maternidade para os espalhadores da dengue, a nova epidemia.


CARO


A maioria vive como se nunca fosse morrer, um dia. Acho que são poucos os que se preocupam com preparar o seu funeral. Daí talvez a iniciativa da Neuhaus que mandou colocar “outdoors” espalhados pela cidade de Blumenau anunciando a cremação para pagamento de 94,50 reais mensais, em 36 prestações. Isto significa que por 3.402 o corpo do falecido será cremado. Até que não está caro.


ELABORADOS


O bom da aposentadoria é que sobra tempo para a gente se dedicar à leitura. Assim é que estou lendo o livro Contos Reunidos 2022, que tem obras da lavra de 36 autores. Dois deles são meus amigos. Carlos Higgie, um gaúcho que está peleando na Bahia, e Renato Mello, paranaense como eu, que se apaixonou por Blumenau e aqui exerce a sua profissão de médico e dedica-se ao prazer de escrever e fazer música. Os primeiros contos que li foram Uma Tarde Qualquer, do Higgie, e A Digitadora Veloz, do Dr. Mello. Estou gostando de todos que já li, pois são curtos e muito bem elaborados.


BARATEAR


Argentina e Brasil firmaram acordo que muda a regra de voos entre os dois países. As empresas aéreas brasileiras e argentinas só podiam oferecer, em conjunto, o número máximo de 170 voos semanais. Agora elas poderão determinar livremente a quantidade de voos de passageiros entre os dois países que desejarem oferecer. A nova regra vai aumentar a concorrência e mexer no preço das passagens. Quiçá seja para baratear.


ELETRÔNICA


O governo do Reino Unido anunciou que um jato da sua força aérea, que transportava o secretário da defesa, Grant Shapps, outras autoridades e jornalistas, sofreu um bloqueio temporário no sinal de GPS. O fato aconteceu no voo da Polônia para a Grã-Bretanha, quando passavam perto de Kaliningrado, na Rússia. O porta-voz do primeiro ministro, Rishi Sunak, Dave Pares, declarou que “o bloqueio não ameaçou a segurança da aeronave em nenhum momento”. Durante 30 minutos os celulares não conseguiram se conectar à “internet” e o piloto foi forçado a usar métodos alternativos para determinar a localização do avião. Acredita-se que o bloqueio pode ter sido causado pelo sistema russo de guerra eletrônica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO