AMIGOS
Abro o Instagram e vejo uma nota de luto. Levei o maior susto quando vi a fotografia do Betão. Era a comunicação do falecimento de Carlos Alberto Freire Soares, 71 anos de idade, jornalista e apresentador da TV Galega. Carioca, leve e solto, flamenguista doente, viveu mais de 40 anos em Blumenau. Eu o conheci quando era o contador da Transportadora Blumenauense, que foi uma das nossas grandes empresas. O convidei para assumir o programa Bate Papo e acertei na mosca. Com charme e competência desempenhou o seu papel eficientemente. Betão foi diretor do Blumenau Esporte Clube e era figura importante nos brinquedos do Nerino Furlan nos Desfiles da Oktoberfest. Foi velado no Memorial Frei Edgar, no Cemitério São José, com a cerimônia de despedida dos familiares e amigos.
HORA H
Leio a notícia de Pedro Machado a respeito da reforma pela qual está passando o Shopping H. Ele conta que visitou a obra e que só foi poupada a escada rolante, por ter sido uma das primeiras instaladas em Santa Catarina. Ampliação da fachada para a Rua Curt Hering, com vocação para a gastronomia. Internamente transformação total. Elevadores, instalações elétricas, hidráulicas e ar condicionado, bem como moderno sistema de combate a incêndios. Abertura de um vão entre os 3 andares e novo paisagismo interno e externo. Equipe de 110 pessoas trabalha no empreendimento que ganha mais 3,6 mil metros quadrados de área construída, totalizando 11 mil metros quadrados. Estou curioso para ver como é que vai ficar na Hora H.
COMUNIDADE
A praça fronta ao Teatro Carlos Gomes foi totalmente cercada de tapumes. Estes estão deixando no ar suspense sobre o que irá acontecer. Ricardo Stodieck, presidente da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, esclareceu que será feita uma reforma para devolver a originalidade do espaço. A reforma respeita o projeto paisagístico feito há 24 anos por Ana Holzer. Ela, inclusive, está envolvida auxiliando nos trabalhos. Substituição da parte elétrica, troca da iluminação, instalação de sistema de irrigação no jardim, mudança de plantas e vasos e câmeras de segurança conectadas com a Central da Polícia Militar. Na segunda quinzena de Abril a praça deverá ser entregue à comunidade.
APROVEITAMENTO
Um erro imperdoável foi o abandono das ferrovias para privilegiar as rodovias e o transporte de cargas exclusivamente em caminhões. Felizmente parece que as auoridades estão despertando para a importância do transporte ferroviário. O Estado de Santa Catarina também acordou e tem alguns projetos de ferrovias. Numa audiência pública, em Concórdia, o Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, apresentou detalhes sobre o projeto de construção de uma estrada de ferro com 319 quilômetros, de Correia Pinto a Chapecó, ligando o Oeste ao entrocamento com uma das poucas que restaram e que liga Marcelino Ramos (RS) a São Paulo, passando por Santa Catarina. Abordou também o traçado e impacto do outro projeto, de 62 quilômetros, entre Navegantes e Araquari, possibilitando o entroncamento com a Joinville-Mafra e Curitiba, já existente. O trem barateia o transporte e a privatização criou a possibilidade de seu aproveitamento.
FEDERAL
A Intelbras está incluída entre as 10 empresas que conseguiram firmar contrato de financiamento com o BNDES. A empresa catarinense obteve um crédito de 200 milhões de reais. Nos próximos três anos vai investir no desenvolvimento de produtos para automação, casa inteligente, “softwares” para a área de segurança e soluções para energia limpa. A Intelbras aproveitou a linha de crédito BNDES Mais Inovação, que integra a nova política industrial do governo federal.
ARTIFICIAL
A verdadeira guerra no mercado imobiliário do Litoral Norte está cada vez mais acirrada. As construtoras procuram atrair compradores oferecendo soluções inovadoras. A preferência é pela redução da energia e alternativas sustentáveis, que propiciam mais conforto e economia para os moradores. Em Porto Belo a novidade é um elevador que absorve a energia cinética das frenagens, possibilitando economia de mais de 50% no consumo da energia elétrica. É uma espécie de “elevador usina”. Vai armazenas também a energia de fontes alternativas, como a energia solar. Caindo o fornecimento da concessionária, o sistema entra em ação automaticamente mantendo o funcionamento de todos os equipamentos. O elevador inteligente é conectado à “internet” e acionado pela Alexa, que aprende a rotina dos moradores e pode ser chamado por aplicativo. Este é o uso bom da Inteligência Artificial.
DEFESA
O General Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, confirmou à PF que esteve três vezes reunido com o ex-presidente Jair Bolsonaro, os outros Comandantes das Forças Armadas e o Ministro da Defesa onde foi apresentada a minuta de decreto para instaurar um estado de defesa no TSE e “apurar a conformidade e legalidade do processo eleitoral de 2022. Ele e o Comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Junior, manifestaram de !forma contundente suas posições contrárias ao conteúdo exposto” e disseram que “não teria suporte jurídico para tomar qualquer atitude”. Já o Comandante da Marinha, Alvirante Almir Ganier, teria se colocado à disposição do Presidente da República. Seu depoimento complica o trabalho dos advogados de defesa.
MUNDO
Carlos Baigorri, presidente da ANATEL, sugeriu que as empresas de comunicação no Brasil caminham para uma nova realidade, na qual o acesso gratuito a aplicativos específicos, como WhatsApp, Tik-Tok e Instagram possa ser substituído por uma cobrança individual por conteúdo. Ele abordou o assunto durante a MWC 2024, a principal feira de conectividade do mundo.
MILAGRE
Os rapazes do voleibol de Blumenau foram a São José do Rio Preto, venceram os dois primeiros “sets” e depois não resistiram. Perderam de virada de 3 a 2. Mas, conseguiram ganhar um ponto que foi importante para evitar a sua queda para a categoria inferior. O Monte Carlos, nosso próximo adversário, está 9 pontos atrás da APAN e a partida final da fase de classificação será contra o Cruzeiro, líder inconteste. O jogo será no Galegão e vale o comparecimento da nossa torcida para torcer pelo milagre.
Comentários
Postar um comentário