METADE

 


Florianópolis continua sendo agitada pela operação Presságio. A Polícia Civil da capital investiga corrupão, lavagem de dinheiro e crimes ambientais envolvendo agentes públicos. Um dos principais nomes citados é o de Renê Raul Justino, ex-diretor de projetos da Fundação Cascaes, apontado como aliado de Ed Pereira, ex-secretário de turismo de Florianópolis, o principal alvo da investigação. Agora, através de áudios, surgiu o nome de Ricardo Borges Bortoluzzi, atleta organizador da Copa Desterro de Jiu-Jitsu. Ele nega, mas é incriminado por conversa gravada com Renê, explicando que o “grande lance é programar 150 mil para o evento. 75 mil para a realização e 75 para o Ed.” Pelo jeito os costumeiros 10% de propina aumentaram para a metade.


CATARINENSES

 

 No Rio Grande do Sul o empresário Jailson Ferreira da Silva foi preso por implicação em negociatas. Muito falante, comemorou quando Sonia da Rosa foi nomeada secretária da educação de Porto Alegre. Ela procedia de Canoas, onde fazia negócios com ela. Seis dias após a posse da secretária na capital gaúcha lá estava ele em reunião. Uma semana depois teve início um série de compras que somaram 43,2 milhões de reais. Preso no combate à corrupção, na casa dele foram encontrados “pen drives” contendo atas, modelos de documentos necessários para esse tipo de negociação, como o ofício que as prefeituras devem fazer solicitando autorização de adesão à ata e o ofício de resposta dos consórcios. Ele se defende dizendo que baixa o material porque gosta de aprender, de ler, de saber. Seus negócios são da forma mais republicana possível. Quanto à reunião com Sônia disse que foi porque é vendedor e precisa apresentar os seus produtos e que, no Brasil inteiro, ela é a melhor secretária da educação para o Rio Grande do Sul. Ela também foi presa na Operação Capa Dura. Fiquei com uma pulga atrás da orelha quando li que ele tinha atas de registro de preços de prefeituras catarinenses.


PAPEL


Os geólogos alertam para o problema do derretimento das camadas de gelo nos polos e o consequente crescimento do nível das águas marinhas, com a inundação de áreas costeiras e mesmo de ilhas inteiras. Mas, a moda atual é o alargamento da faixa de areia nas praias. A largada em Santa Caarina foi dada pela badalada Balneário Camboriú. Outras estão em andamento em praias catarinenses e Itapoá anuncia o seu projeto de alargamento que se incluirá entre os maiores do mundo. Vai movimentar pelo menos 15 milhões de metros cúbicos de areia e irá se aproximar do alargamento feito pela Holanda, no Mar do Norte. A cidade de 30 mil habitantes terá que disponibilizar 400 milhões de reais. A obra será sete vezes maior do que a de Balneário Camboriú e cinco vezes maior do que a de Matinhos, no Paraná, atualmente a maior do nosso país. A areia deve ser retirada do Porto de São Francisco do Sul, que passa por aprofundamento para receber navios de maior calado. Pelo alto custo, quero ver o projeto sair do papel.


JUDICIAIS


Na Bahia o tráfico de drogas revelou-se negócio de família. A justiça baiana bloqueou 50 milhões em bens de uma família suspeita de ser traficante. Foram expedidas sete ordens de prisão e vinte mandados de busca e apreensão em nove cidades. A família é de Feira de Santana e entre os bens bloqueados estão seis imóveis de alto padrão e cinco fazendas localizados na Bahia e Pernmbuco. As fazendas registradas em nome de terceiros, parentes que nada tem a ver com o tráfico. A investigação começou em 2019, quando em três flagrantes foi apreendida mais de uma tonelada de drogas e identificado o responsável pela organização e toda a cadeia da lavagem de dinheiro. Cerca de 100 policiais atuaram no cumprimento das ordens judiciais.


JULGAMENTO


O STF formou maioria pela condenação de mais 15 acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023, com o ataque às sedes do Legislativo, Executivo e Judiciário. Nos atos de vandalismo foram danificados ou destruídos bens públicos, alguns históricos. Foram condenadas 8 mulheres e 7 homens. Pelo voto do relator são penas de 12 a 15 anos. Houve maioria pela condenação, mas não pelas penas, que ainda deverão ser definidas. A condenação também abrange o pagamento de indenização de 30 milhões de reais, a título de danos morais coletivos. Esse valor será quitado de forma solidária por todos os condenados. O número total de condenados já chegou a 101. Eu acho que a partilha equitativa é injusta. A raia miúda, massa de manobra, deveria pagar pouco. A parte do leão deveria ficar para os incitadores e os patrocinadores, que ainda não foram a julgamento.

 

COMUNISMO


Um incêndio foi provocado por uma série de explosões no apartamento do coronel do exército reformado, Vigilio Parra Dias, em Campinas. Muito trabalho para os bombeiros e para os policiais. O militar reformado tem registro de CAC e fez a maior CACA. Tanto assim é que foram apreendidas 111 arma, 25 embalagens contendo pólvora, 30 embalagens com espoletas, 15 carregadores de munição e 2 granadas. 44 pessoas ficaram feridas, felizmente sem gravidade. O problema maior foi a intoxicação por fumaça. O Coronel apareceu na filmagem em frente ao edifício sinistrado. Depois bateu em retirada. Leandro R. Tessler comendou: !Cristão, militar, conservador, patriota, pai, esposo, cidadão de bem. Só muda o endereço (esse endereço infelizmente desapareceu). Parece que estava preparado para combater o comunismo.


FINAL


Foi um sucesso de público o Ato em Prol da Liberdade e da Democracia realizado na Avenida Paulista. Sete quarteirões ficaram lotados de patriotras com camisetas da torcida da seleção brasileira. Foi uma demonstração da força da direita em apoio a Jair Bolsonaro. Mostrou-se mais uma vez que o Brasil continua dividido e que o atual governo não é de união, como prometido. É de esquerda e ponto final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO