PRODUTOR

 



De 7 a 12 de Abril, Ituporanga, a Capital Nacional da Cebola vai realizar a Festa da Cebola, no Parque da Cebola em Cerro Negro. Mas agora, em Fevereiro, o prefeito decretou estado de calamidade pública. Acontece que deu tanta cebola que a supersafra derrubou o preço no mercado. Tem agricultor jogando cebola fora porque o preço de venda do quilo não paga o custo de produção. Os ceboleiros perdaram o sono e estão pedindo ajuda do governo. Quando o preço está bom, dando muito lucro, forram a guaiaca. Quando está ruim querem ser salvos, do prejuízo, pelo auxilio governamental. Santa Catarina produz 30% da cebola nacional e somos o maior produtor.


SOCORRO


Na plantação de alho também nos destacamos. Somos o terceiro maior produtor do Brasil. Este ano estamos colhendo 8,6 mil toneladas e o preço estava ótimo, devido à menor oferta e qualidade do alho da Argentina. Mesmo na entressafra, com o preço da caixa de 10 quilos tendo queda de 20,2%, o preço manteve-se alto (média de 160 reais em Agosto de 2025). Todavia, em Janeiro, o alho nobre, tipos 4 e 5, foram negociados para 88,75 reaus a caixa de 10 quilos, uma queda de 46% em relação a Janeiro de 2025. Como a safra do alho bateu recorde e o preço desbancou, por certo Fraiburgo e o Planalto Norte vão pedir socorro.



GLOBAL


Luciano Hang, o Véio da Havan, acabou abrindo as pernas para a Globolixo. No tempo de Capitão Brasil só anunciava nas emissoras concorrentes. Depois, aos poucos, foi colocando propaganda nos intervalos comerciais. Agora acaba de fechar contrato com a Deusa Platinada. Comprou uma cota da transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2026. Segundo informação da Folha de São Paulo, vai pagar 235 milhões para ser um dos patrocinadores da cobertura global.


ESPÍRITOS


O que acontece com o nosso espírito após a nossa morte. Vai para o paraíso ou para o inferno, conforme o que fizemos nessa vida? Allan Kardec investigou e conversando com desencarnados recebeu a informação de que paraíso e inferno são alegorias. Os espíritos estão por toda a parte. Entre nós, ao nosso redor, nos cotovelando e observando. Então, acreditando no Espiritismo, pode-se dizer que vivemos no meio dos espíritos e eles vivem no nosso meio. Convivemos com os bons, que nos ajudam, e com os maus, que nos prejudicam. Espero que os bons espíritos ajudem os eleitores, inclusive eu, para que não votemos em políticos dominados por maus espíritos.


DESMANDAR


O senador alagoano Renan Calheiros, sempre de língua solta, que teve briga homérica com Jorginho Mello, na CPI da Covid, acaba de fazer uma declaração muito séria. Afirmou que o Jonathan de Jesus Santos, ministro do Tribunal de Contas da União, foi pressionado pelo Centrão para “desliquidar” o Banco Master. Ele e colegas se reuniram com o presidente do STF, ministro Edson Fachin, para discutir o caso. Jonathan, antes de ser nomeado para o TCU, era deputado federal de Roraima e integrava o Centrão, e em Janeiro até questionou o decisão do Banco Central de liquidar o Master. Treze entidades do sistema financeiro reagiram com nota conjunta dizendo que consideravam preocupante a decisão do ministro Jonathan de Jesus Santos. Ele foi nomeado em 15 de Março de 2023 pelo presidente Lula. Assumiu com 35 anos de idade e até os 75 poderá mandar e desmandar.


CONTRA


Comissão de Segurança Pública da Cãmara dos Deputados aprovou em menos de 10 minutos o projeto de lei que cria o programa “Minha Primeira Arma”. O projeto é do deputado Marcos Pollon (PL-MS) e o relator o deputado Luciano Zucco (PL-RS). A proposta tramita em caráter conclusivo na Câmara Federal e ainda passará por outras duas comissões antes de seguir para o Senado. A intenção é instituir uma política nacional para facilitar o acesso de cidadãos à primeira arma de fogo. O texto foi aprovado de forma simbólica, sem o registro dos votos dos deputados do colegiado. Assim não se fica sabendo que foi a favor e quem votou contra.


LIMITES


Costuma-se dizer que quanto maior o pinheiro maior o tombo. Agora também podemos afirmar que quanto maior o pinheiro maior a medalha olímpica. O Lucas Pinheiro Braathen ganhou para o Brasil a nossa primeira medalha de ouro em 102 anos de esportes de inverno. Foi também a primeira medalha de ouro para a América Latina. Ganhou no Slalom Gigante o Ouro na Cortina d’Ámpezzo, na Itália, com vantagem de 58 centésimos sobre o suíço Marco Odermatt. E a prova em que é mais forte ainda vai disputar. O Lula, que aos 80 anos descobriu que adora o Carnaval, correu para as redes sociais para parabenizar o nosso atleta, lá de Pernambuco, onde foi participar da festa do Galo da Madrugada. Comentou sobre a dedicação e a inspiração para novas gerações. Ufanista declarou: “O Esporte Brasileiro não tem limites”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

GERMÂNICA