SUL

 


Com a apresentação de “Remetente: Ghandi”, no Auditório Willy Sievert, do Teatro Carlos Gomes, chega ao fim, neste sábado, o Festival Nacional de Cinema Infantil e Adolescente. Foram 24 espetáculos, seminário de estudos sobre teatro e oficinas ministradas inclusive em escolas públicas municipais. Tudo de graça, com o apoio da Lei Rouanet e da Secretaria de Cultural de Blumenau. Nós blumenauenses precisamos agradecer o patrocínio dado por oito empresas, que possibilitaram a realização do evento e que faço questão de mencionar os nomes, gratuitamente. São elas: WEG, Texpa, Gráfica 43, Huvispan, Giassi, Senior, CartonDruck e Cooper. A Cultura agradece e espera que nos próximo ano apareçam outros mecenas, possibilitando, como em anos anteriores, a vinda de mais grupos e de outros estados, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


HISTÓRIA


No dia 3 de Outubro, que tradicionalmente levava o povo às urnas, em 2025 vai ter em Blumenau um evento que rende tributo a um cidadão que se elegeu, nas urnas, prefeito e senador. Será lançado no Quality Hotel o livro sobre a vida de Evelásio Vieira, que se popularizou como Lazinho, no tempo em que jogava no meio campo do futebol. A autora é Christina Baumgarten, que está se especializando em biografias de vivos e mortos, contribuindo para a relevância de figuras importantes da nossa História.


BRINCA


Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, foi alvo de ameaças de morte. A Polícia Civil descobriu que cinco homens trocaram mensagens, suscitando a suspeita de que estavam incitando a violência contra o “Little George”. Um funcionário público do município de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, foi afastado do cargo para investigação. O homem também responde a um processo administrativo na prefeitura. Com a vida de autoridades legalmente eleitas não se brinca.


ACONTECIMENTOS


Em Araçatuba, no interior paulista, o governador Tarcísio de Freitas foi perguntado por jornalista se vai ser candidato a presidente da república. Com tom resoluto respondeu: “Não. Vou pra reeleição!”. Sabemos que os políticos tem extraordinária facilidade para rasgar o discurso e voltar atrás. Mas, pode ser que esteja dizendo a verdade. Pode preferir a reeleição que é certa do que se cotejar com o Lula e arriscar voltar à iniciativa privada. É provável que tenha mesmo decidido ficar governando o estado mais rico do país, lembrando que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Em todo caso, vamos aguardar os acontecimentos.


ARTE


Na Câmara Federal foi aprovado o regime de urgência para a discussão e votação do projeto de lei de anistia, cujo teor ainda não existe. O presidente Hugo Motta já anunciou o relator, que será Paulinho da Força (Solidariedade-SP) que, na sua opinião, vai conduzir as discussões do tema com o equilíbrio necessário. Este declarou que vai manter “interlocução com o Supremo”. Eu sou a favor de penas menores para os revoltados de 8 de Janeiro de 2023. Acho que foi exagero, por exemplo, a pena de 14 anos de prisão do ministro careca para a cabeleireira que pichou a estátua da justiça. Lembro que aqui um juiz de direito, até considerou que pichação é obra de arte.


DIREITO


Pode ser que o nosso magistrado confundiu pichação com grafitagem. Todavia, chamou a atenção ao expor a sua opinião. Na verdade, Grafite não é crime ambiental quando feito com o consentimento do proprietário. Pichação não tem perdão. Pode ser enquadrada no artigo 65 de Lei 9.605/98, que tipifica crimes ambientais, com pena de multa e detenção de três meses e um ano, e no artigo 163 do Código Penal com pena de multa e de um a seis meses de detenção, considerada crime de desrespeito ao patrimônio, com dano, destruição, inutilização ou deterioração de bem público ou privado. Mas. a punição para Débora Rodrigues, que ficou conhecida como Débora do Batom, mostra que Alexandre de Moraes julgou o “Perdeu Mané” como um ato de terrorismo, para apoiar o Golpe e para por fim ao Estado Democrático de Direito.


ABERTAS


Flávio Dino aceitou o pedido da PF para investigar a acusação feita por ex-piloto da Taxi Aéreo Piracicaba de que a empresa, que carregava dinheiro do PCC, é propriedade do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, como sócio oculto. Contou que ao menos 30 vezes transportou Primo e Beto Louco, apontados como líderes do esquema que atendia o PCC e estão foragidos. Rueda apresentou dados de suas contas bancárias, passagens de voos comerciais e desmentiu a informação. Talvez, como Flávio Dino foi indicado pelo presidente Lula, deu 24 horas para os membros do seu partido que ocupam dois ministérios e escalões inferiores deixem seus cargos. Se não quiserem largar o osso terão que mudar de partido. Estes são abundantes e estão sempre com as portas abertas.


PLATA

 

O São Paulo foi jogar em Quito, no Equador, e perdeu de 2 a 0. Vai ter dificuldade para reverter a desvantagem na próxima quinta-feira, no Morumbi. No outro jogo envolvendo time brasileiro, o Flamengo abriu 1 a 0 aos 15 segundos do primeiro tempo e aumentou para 2 a 0 aos 9 minutos. Depois teve pelo menos duas grandes chances de golear e não aproveitou. Na segunda etapa, depois de uma série de erros do apitador, Plata foi injustamente expulso, time enervado, descontrolado e nos descontos o Estudiantes de La Plata marcou o gol que festejou porque a decisão vai para o seu estádio. A Conmebol reconheceu que houve um erro crasso de arbitragem e anulou a expulsão. Assim Plata poderá jogar em La Plata.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU