ESTATÍSTICA

 


O Sindifisco publicou os dados sobre os declarantes do imposto de renda. Os números não mentem e explicam bem porque o Brasil está incluído entre os 10 países mais desiguais do Universo. 94% dos declarantes tem renda até 26.400 reais e concentram 52% do valor declarado. Os 6% que ganham acima desse valor respondem pelos 48% restantes. É justamente nesses 6% que se concentra a maior parte das parcelas isentas. Os super-ricos, que vivem dos lucros e dividendos estão isentos do pagamento do IR, pagam cada vez menos. A Classe Média é que carrega o andor até porque paga alíquotas mais altas e há 7 anos a Tabela dos Descontos não é reajustada. O imposto sofre o consumo é idêntico para os super-ricos, classe média e pobres contribuindo decisivamente para a desigualdade. Vale acrescentar que a renda média mensal do brasileiro bateu um recorde em 2024. Alcançou os 3.057 reais, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


METANOL


Desde o tempo de Cristo o batismo é feito com água. Batismo foi dado também à mistura de gasolina com água e de bebida alcoólica com o nosso mais precioso líquido. Aí inventaram, acredito que só podem ser brasileiros, batizar as que “me fazem rir” com metanol, um produto tóxico que pode ser utilizado, em pequena proporção, no combustível automotivo. Mas, jamais na gasolina. Está a polícia correndo atrás para ver se descobre os batizadores. Em Campinas já prenderam dois fabricantes clandestinos de Uísqui, Gin e Vodka. Mas, na distilaria deles, não havia mentol.


BANDEIRANTES


As redes sociais são utilizadas para o povo botar a boca no trombone. Os mais citados são sempre os governantes. Seja prefeito, governador ou presidente o cidadão está de olho e não perdoa o que julga mal feito. O governador Tarcísio de Freitas resolveu visitar o seu padrinho político, Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar. Como três pessoas morreram em São Paulo e outras estão em grave estado de saúde por haverem ingerido Whiskey e Caipirinhas que tiveram, criminosamente, adicionado metanol, o potencial candidato presidencial foi alvo de críticas. Imediatamente convocou os secretários da segurança e da saúde para reunião no Palácio Bandeirantes.


NÁUSEA


Antes que venha uma saraivada contra o Lula, em Brasília, o Governo Federal mandou intensificar a vigilância e emitiu alertas para todos os Estados, quanto à presença inédita de metanol em bebidas alcoólicas, especialmente em São Paulo, que tem governo bolsonarista. O Ministério da Justiça orientou estabelecimentos a só adquirirem bebidas de fornecedores legais, verificando a integridade de lacres e rótulos, e alertou sobre práticas como transvasamento de bebidas, que aumentam o risco de fraudes. O Ministério da Saúde, através da ANVISA, aconselhou os consumidores para que procurem atendimento médico imediato e entrarem em contato com o Disque-Intoxicação, caso sintam sintomas como visão turva, dor de cabeça e náusea.


POSSE


O STF tem novo presidente. Vencido o período de 2 anos, Luiz Roberto Barroso deixou a função, sai de férias e na volta anuncia se continua ministro ou se pede aposentadoria antecipada. Alguns candidatos já se assanham e na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que volta a acontecer após 9 anos, com a presença de 4 mil mulheres de todo o Brasil, as lideranças pediram que Lula indique uma mulher para o STF. O novo presidente é o Ministro Edson Fachin, gaúcho que virou Bicho do Paraná, é mais discreto e menos afeito à mediática. Ele fez a costumeira promessa de independência da justiça e não aceitou o tradicional jantar festivo, após a posse.


VERDADE


Ouvi a entrevista que Geraldo Alckmin deu para a CBN, indo ao estúdio da inauguração da FM em São José dos Campos. Enalteceu o acordo de livre comércio com Singapura e com o EFTA, que reúne Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, e, contando com a assinatura da parceria do Mercosul com a União Europeia (27 países dos mais ricos do mundo) comemorou que será o maior acordo da história. Gostei da sugestão que fez ao dar um informação que eu desconhecia. Sugeriu que deveríamos fazer como os EUA, que não incluem na definição da taxa de juros o custo dos alimentos e energia, que são excluídos do cálculo da inflação. Tem razão. Com clima ruim, a safra cai e o preço sobe. Não adianta aumentar juros que não vai chover. O petróleo depende de guerra e também de geopolítica. Subir juros só atrapalha a economia. Tal medida faria baixar consideravelmente a Taxa Selic. Pura verdade.


NECESSÁRIO


Donald Trump chamou o Bibi, como ele chama Benjamin Netanyahu, e anunciou um plano de paz para Gaza. São 20 pontos para por fim à guerra.

Netanyahu se viu forçado a aceitar tudo. O documento foi elaborado por Steve Witkoff, enviado de Trump, e Jared Kushner, genro de Trump, após conversas com Israel, países europeus e árabes, incluindo os mediadores Catar e Egito. Previsto o fim dos combates, a retirada limitada das forças israelenses e a libertação, pelo Hamas, de todos os reféns restantes, seguida da soltura de centenas de prisioneiros palestinos detidos em Israel. O plano prevê também a criação de administração local e tecnocrática em Gaza, sob supervisão do “Conselho de Paz”, com sede no Egito. Anistia para os membros do Hamas que entregarem suas armas e exílio para os demais. Uma força formada pelos EUA e países árabes assumindo a segurança em Gaza, garantindo a desmilitarização das facções armadas palestinas. Ainda que de forma vaga foi citada a criação de um Estado da Palestina. O desfecho agora depende da resposta do Hamas, que tem exigido a retirada completa de Israel da Faixa de Gaza. Trump já fez a ameaça de que se o Hamas não aceitar a proposta, Netanyahu terá “o apoio total dos EUA para fazer o que seja necessário”.


HORIZONTE


Apenas 12 mil torcedores foram ao Morumbi e alguns, em protesto pacífico e democrático, levaram caixões de defunto para enterrar a diretoria do clube. Pior é que o São Paulo voltou a perder pela quarta vez consecutiva. Foi de 1 a 0 para o Ceará. A primeira vitória da equipe nordestina no campo do grande adversário. Nesta terça-feira tem futebol novamente. O Atlético Mineiro vai recepcionar o Juventude, às 21:30 horas, em Belo Horizonte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO