COISAS
No tempo da Grande Alemanha, Blumenau era conhecida como a Pequena Alemanha. Com a invasão das horas gaúchas e nordertinas, Pomerode assumiu a função de defender as tradições germânicas, preocupada com os estranhos que estão preferindo vir para Santa Catarina, mais do que para São Paulo. Um casal pomerodense acaba de dar um recado para todos os que consideram “Imigrantes”. Começou com a explicação da mulher de como se faz um bebê alemão. Depois os dois aconselharam que quem quiser viver e trabalhar em Santa Catarina precisa ficar sabendo 4 coisas.
INTEIRA
A primeira é que o catarinense é mais sério, fechado, educado, ordeiro e trabalhador. Mais fechado não confia em ninguém. Quem vem esperando um abraço e intimidade de primeira vai se decepcionar. A gente só se aproxima mais tarde. Mas quando vira amizade é para a vida inteira.
VERDADE
A segunda: a gente odeia preguiça e serviço mal feito. Pontualidade, responsabilidade e qualidade vem em primeiro lugar. Se vier com jeitinho e corpo mole volte enquanto é tempo. Aqui é terra de quem trabalha de verdade.
GENTE
A terceira: a gente tem orgulho da nossa cultura. Muitos são descendentes de europeus. Nas nossas festas trajes e rainhas. Se você acha isso ultrapassado não venha. Mas, se valoriza, venha dançar de Fritz e comer cuca com a gente.
HONRAR
Por fim a quarta coisa, que é uma advertência: “O mais importante. Santa Catarina é conservadora nos valores, nos costumes e nas escolhas políticas. Aqui a esquerda nunca governou. É por isso que o nosso Estado continua firme, seguro e produtivo. Se você vem de um estado destruído pela esquerda e quer recomeçar com trabalho e dignidade seja bem-vindo. Agora, se você vem com agenda “woke”, ideologia de gênero e assistencialismo estatal faz um favor a todos nós e fique onde está. Santa Catarina não é só um lugar para morar. É um lugar para honrar.
ARAUCÁRIAS
Vejo que Pomerode lidera o movimento separatista, faz jus à piscina com a suástica, do professor Wander, e pode ser capital do Sul é Meu País, que tem o nome sugerido de República das Araucárias.
COMUNISTAS
Concordo plenamente com o primeiro item. Quanto ao segundo acho exagerado. Temos muito trabalho mal feito e pontualidade já era. O terceiro é pura realidade. Vejo na Oktoberfest japonês dançando de Fritz e comendo cuca. Já o quarto considero “fake news”. Santa Catarina já foi governada pela esquerda. Luiz Henrique da Silveira, Pedro Ivo Campos, Casildo Maldaner e Paulo Afonso Vieira nunca foram da linha bolsonarista. Eram da esquerda, no tempo da Ditadura de 64 a 85, chamados de comunistas.
ESCLARECIMENTOS
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, gostou da ideia de Trump de usar a economia para obter vantagens políticas. Se os EUA, a nação mais rica do globo, passa a cobrar taxas extorsivas de seus parceiros, porque um país em dificuldade econômica com a Venezuela não pode fazer a mesma coisa. Sem mais, nem menos passou a cobrar imposto de importação dos produtos brasileiros, que seriam isentos mediante a apresentação do certificado de origem. A Venezuela é o principal parceiro comercial de Roraima e agora cobra tarifa que varia de 15% a 77%. O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela, Eduardo Ostreicher, desconfia que a cobrança seja ordem do governo venezuelano em relação aos países do Mercosul ou um erro no sistema de cobrança. Em 2024 Roraima exportou para a nação vizinha 144,6 milhões de dólares. Autoridades brasileira buscam esclarecimentos.
ITÄLIA
Brasil na final do vôlei feminino da Liga das Nações. Vencemos o Japão por 3 a 2 (23/25, 25/21, 15/18, 19/25 e 15/8). Neste domingo 15 horas a decisão contra a Itália.
Comentários
Postar um comentário